Brasil,

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores e fortalece novos modelos de aprendizagem, aponta relatório global da HP

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rapha Coe
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Crédito: Divulgação TutorMundi Crédito: Divulgação TutorMundi

Pesquisa com 2.860 alunos revela uso crescente de IA no cotidiano escolar e reforça importância de combinar tecnologia e mediação humana

A presença da inteligência artificial no ambiente escolar está remodelando a rotina de professores e estudantes. Segundo o relatório global AI and the Future of Learning, publicado pela HP, projetos-piloto em diferentes países registraram reduções de até 60% na carga administrativa dos docentes, especialmente em tarefas como planejamento e correção de atividades. O documento reúne análises de especialistas em educação e tecnologia para entender como a IA pode apoiar sistemas de ensino e qual é o papel da escola na adoção responsável dessas ferramentas.

O estudo também traz percepções dos estudantes. Em uma pesquisa com 2.860 jovens de 21 países, 61% afirmam utilizar IA diariamente para pesquisar ou organizar atividades escolares. O uso crescente vem acompanhado de novas demandas: 73% dizem querer aprender a pesquisar melhor com apoio da IA, e 71% desejam orientação sobre uso ético. Para os pesquisadores, esses números mostram que a adoção está avançando rapidamente e que há espaço para fortalecer competências digitais no currículo.

Especialistas consultados pelo relatório ressaltam que a tecnologia abre espaço para modelos de aprendizagem mais personalizados e interativos, desde que o processo preserve etapas essenciais de raciocínio e formulação de ideias. Por isso, o estudo recomenda práticas que incentivem a reflexão, como alternar momentos com e sem IA, e o uso de ferramentas que devolvem perguntas aos alunos, estimulando justificativas e construção ativa do conhecimento.

A análise reforça que a eficácia da IA depende de implementação equilibrada. Quando integrada de forma planejada, a tecnologia pode ampliar acesso a materiais, ajudar a identificar dificuldades e apoiar trajetórias personalizadas de aprendizagem. Ao mesmo tempo, o relatório lembra que a interação humana continua sendo elemento central para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo, e que modelos totalmente automatizados não conseguem substituir esse papel.

No Brasil, o TutorMundi, plataforma de monitoria online, tem adotado práticas alinhadas às recomendações do relatório ao combinar automação e mediação humana. A plataforma utiliza um assistente de estudo baseado em IA, o Teco, que não entrega respostas prontas, mas orienta o estudante por meio de perguntas e direcionamentos que fortalecem a autonomia intelectual e a construção ativa do raciocínio.

Quando o aluno necessita de aprofundamento ou mediação pedagógica, a plataforma integra imediatamente a atuação de tutores humanos em tempo real, permitindo alternância natural entre apoio automatizado e acompanhamento profissional. Essa abordagem mantém o foco no desenvolvimento do pensamento crítico e da interação educacional, elementos destacados pelo relatório como essenciais para equilibrar eficiência tecnológica e qualidade pedagógica.

O modelo segue recomendações destacadas no relatório da HP, que aponta a combinação entre automação e supervisão humana como caminho para ampliar eficiência pedagógica sem comprometer o desenvolvimento do pensamento crítico. Segundo a análise, a próxima fase da educação dependerá da capacidade de redes integrarem IA de forma ética, equilibrada e centrada no estudante, transformando a tecnologia em uma aliada para fortalecer, e não substituir, o papel da escola e dos educadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar