Claro celebra iniciativa do setor Telecom para definição de boas práticas para proteção de dados
DPO da operadora ressalta a importância de as empresas colocarem o tema no centro do debate e como parte dos desafios de negócio
A Claro participará amanhã, 01/11, às 10h, de um Workshop sobre o Código de Boas Práticas de Proteção de Dados para o setor de Telecomunicações, iniciativa organizada pela Conexis Brasil Digital, que reúne as principais empresas que atuam nesta área no país. O evento vai apresentar algumas diretrizes do documento formatado em conjunto pelas companhias de Telecom com o objetivo de harmonizar as questões de privacidade com as particularidades do negócio e dos serviços prestados.
Para Maria Tereza Pelicano David, DPO da Claro e representante da operadora em um dos painéis, essa movimentação é muito importante na medida em que reflete as iniciativas do setor Telecom para colocar em prática as diretrizes trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), considerando toda a normativa regulatória específica do setor. “Essa proatividade das empresas em se organizarem, dentro de sua área de atuação e com olhar especializado, para adoção de boas práticas e para traçarem as diretrizes do setor para o cumprimento da LGPD é um passo importante para a conscientização sobre o tema de privacidade de dados e impacta positivamente, não só o negócio de telecomunicações, mas também outros segmentos da sociedade”, afirma.
O trabalho conjunto para a consolidação do material durou cerca de um ano e meio e, além dos profissionais responsáveis pelas áreas de dados, privacidade e segurança da informação, envolveu diferentes áreas de cada uma das empresas. “Todas as operadoras trataram o tema de forma transversal, envolvendo diversos times e trabalhando o conceito de privacidade de dados como parte intrínseca do negócio. A tendência é que, com o passar do tempo e o amadurecimento do tema, como parte da cultura de cada companhia, essas boas práticas sejam aperfeiçoadas e resultem em melhorias nos protocolos adotados no dia a dia das empresas”, conclui Maria Tereza.
O workshop sobre o Código de Boas Práticas de Proteção de Dados para o Setor de Telecomunicações será um evento virtual, com transmissão pelo YouTube da Conexis Brasil Digital (https://www.youtube.com/c/conexisbrasildigital), a partir das 10h.
Programação
10h: Abertura - Marcos Ferrari - presidente executivo da Conexis Brasil Digital
10h05: Accountability, governança de dados e códigos de boas práticas, perspectiva internacional - Laura Schertel - coordenadora científica do Código de Boas Práticas de Proteção de Dados para o Setor de Telecomunicações.
10h30: Apresentação do Código de Boas Práticas de Proteção de Dados para o Setor de Telecomunicações – Natasha Nunes - diretora Administrativa, Jurídica, Tributária da Conexis
10h35: Painel com diretores de proteção de dados (DPO’s) com mediação de Mônica Tiemy, coordenadora científica do Código de Boas Práticas de Proteção de Dados para o Setor de Telecomunicações.
11h15: Proteção de dados e regulação responsiva - Miriam Wimmer - Diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
11:45 – Encerramento
Sobre a Claro
A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil, inclusive o 4.5G. E hoje já está presente em todos os estados e no Distrito Federal com a tecnologia de quinta geração, o Claro 5G+. E, segundo medições consecutivas realizadas pelo Speedtest, a Claro tem a mais rápida internet móvel, inclusive no 5G, e a banda larga residencial mais estável do Brasil. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>