Inteligência Artificial: A Próxima Etapa dos Jogos
Aproximadamente duas décadas antes de Pong se tornar um jogo convencional, a Inteligência Artificial já havia feito sua estreia nos jogos. Uma versão virtual do jogo matemático Nim foi desenvolvida em 1951 e os melhores jogadores já eram regularmente derrotados pela IA. Mais adiante, a inteligência artificial começou a tomar lugar em todos os jogos para um único jogador disponíveis na forma de inimigos, ou NPCs.
Os especialistas estão sempre alternando entre o que a IA realmente significa, e a validade de sua presença na indústria de jogos. Uma vez que o próprio conceito de inteligência artificial ainda está envolto em controvérsias, as pessoas argumentaram que os conceitos fechados e as opções limitadas fornecidas nos videogames não permitem que a "verdadeira inteligência artificial" ocorra. Independentemente da nomenclatura, uma coisa é clara, a IA moldou o estado atual dos jogos e foi ainda mais longe no reino de alterar nossa percepção de jogos ótimos.
Nossa Situação Atual
As formas mais comuns de inteligência artificial utilizadas atualmente são NPCs, Pathfinding e Scripting. Nossos clientes em Eldorado.gg não são desconhecidos para os conceitos explicados abaixo, pois aqueles que usam nossos serviços podem ver o uso de IA desde jogos PvE intensos, como Diablo 2: Resurrected, Borderlands 3 e Destiny 2, até principalmente jogos PvP, como League of Legends, World of Warcraft ou Dota 2.
Tradicionalmente, os NPCs são criados para atuar como um espelho ou capacitador das decisões do jogador dentro de um jogo, esses personagens não jogáveis podem atuar como pontos de entrada para convidados, parceiros ou inimigos. No entanto, esses personagens são limitados pela sua programação, e essas limitações podem frequentemente ser vistas quando eles ficam presos, em bugs ou simplesmente saem do jogo. Os NPCs se tornaram intimamente associados aos scripts, mas estão evoluindo lentamente para adicionar uma jogabilidade mais envolvente para os jogadores, que exploraremos mais adiante.
‘Pathfinding’ é outra forma comum de implementação de IA, que basicamente garante que inimigos, bots amigos, mensageiros e outras unidades não controladas por jogadores possam alcançar jogadores específicos dentro de um mapa. Isso é obviamente básico em todo NPC, mas pode ser encontrado em MOBAs quando os jogadores movem seus personagens e um caminho é gerado e seguido sem que comandos extras sejam necessários. Em última análise, isso se tornou uma coisa comum, mas encontrou um lugar especial em jogos de corrida, em particular, onde a IA aumentará constantemente sua precisão e o pathfinding ideal para aumentar a dificuldade.
Todos os avanços até agora colocaram os jogos de Inteligência Artificial como não verdadeiramente IA, principalmente porque os especialistas consideram a necessidade de aprendizado da máquina, entradas aleatórias e decisões únicas como primordiais para uma “IA verdadeira”. É fato que cada jogo terá uma limitação, no final das contas, ligada ao número de opções que o jogador tem. No entanto, empresas de IA de ponta como Open AI de Elon Musk, ou Alpha Go do Google, estão utilizando jogos como uma forma de testar e validar conceitos que se espalharam em carros autônomos, assistentes inteligentes, ferramentas de processamento de linguagem natural e muito mais. Embora os jogos ainda não tenham chego ao auge de sua contribuição para o mercado convencional, a indústria tem evoluído silenciosamente.
O Futuro dos Jogos
O único time bicampeão do DOTA 2’s International, Team OG, não foi capaz de vencer o OpenAI de Elon Musk. Na verdade, eles aprenderam com a IA, a máquina abordou o jogo de uma maneira totalmente diferente e valorizou prioridades muito distintas do que qualquer equipe para jogar o jogo. Obviamente, esta não é a primeira vez que o aprendizado de máquina muda um jogo. Uma rápida olhada no xadrez revelará que o jogo evoluiu exponencialmente quando os jogadores começaram a aprender jogadas ideais para cada cenário e a implementar essas jogadas contra outros humanos. Não se preocupe, porque o objetivo da IA em jogos não é fornecer um desafio intransponível, mas, em vez disso, visa fornecer uma experiência mais humana, menos robótica e padrão.
Na memória recente, uma das inovações mais revolucionárias dos jogos foi o "Sistema Nemesis" de Shadow of Mordor. O sistema viu os jogadores influenciarem a dinâmica social entre orcs e militares. Isso significa que cada jogador teve uma jornada, história e desafio únicos de acordo com suas decisões. Cada escolha e combate influenciaria o jogo inteiro, e a IA realmente se lembrava de você, guardava rancores dos encontros anteriores ou até tinha medo de sua presença. O início desta memória única de longo prazo seria diferente dos jogos baseados em escolhas da Telltale, mas estabeleceria o precedente para novas mecânicas, como dificuldade adaptável.
A dificuldade adaptável é a introdução de IA aprendendo com os comportamentos do jogador, mas no futuro está procurando fornecer desafios únicos com base em seus humores, crenças, medos, padrões e, finalmente, criar uma experiência única. Embora isso esteja muito longe, começamos a ver alguns relances de sua implementação em jogos como ‘Until Dawn’, que joga com os medos que você declara para personalizar sua experiência.
A inteligência artificial para jogos nunca quebrará os limites da verdadeira IA de aprendizado de máquina. Uma razão simples é o fato de que a IA poderia criar, desenvolver e transformar os jogos de maneiras que os desenvolvedores não conseguiriam entender ou controlar, o que tornaria os jogos impossíveis de jogar para humanos. O objetivo é criar experiências que sejam coerentes e pareçam reais, derrotar os chefes do Dark Soul é horrível, mas eles têm padrões e são projetados para punir certos erros que podem ser aprendidos ao longo do tempo. No entanto, ninguém gostaria de jogar contra uma IA que nunca perderia para um humano, como AlphaGo ou Open AI.
Em um futuro distante, porém, a IA deseja usar sua capacidade de gerar rostos, pessoas e ambientes de forma realista para tornar os jogadores os protagonistas. Isso pode significar ter jogos e cenários renderizados em sua própria cidade, com os personagens sendo amigos, familiares e vizinhos. Mesmo assim, o futuro da IA será mais voltado para suavizar o processo interno das coisas e ajudar os desenvolvedores a aperfeiçoar os lançamentos, codificação, design de níveis ou até mesmo níveis realmente gerados aleatoriamente.
Finalmente, as IAs têm a capacidade de construir jogos maiores e mais complexos do que os humanos. Pode chegar o dia em que um jogo cem vezes maior do que o Minecraft será comum, e a IA será capaz de fornecer continuamente novos conteúdos, personagens, histórias, itens e muitos tipos diferentes de moeda do que apenas moedas Hypixel. Pense na IA como um serviço, ou como um mestre de D&D, constantemente capaz de se adaptar e fornecer conteúdo relevante e novo que pareça certo para você e seus amigos. Parece rebuscado, mas os jogos eventualmente chegarão lá, uma vez que a IA chegue lá e o hardware capaz de executar projetos tão massivos chegue aos lares tradicionais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário