Aproveite o Carnaval - sem uma ressaca cibernética
Com roubo de celulares e golpes digitais em alta, é importante estar alerta para os principais riscos de segurança durante a folia e saber como se proteger
Carnaval é sinônimo de festa, rua cheia, celular na mão e menos atenção do que o normal. Mas enquanto os foliões se divertem, criminosos digitais aproveitam o clima de descontração para aplicar golpes, invadir contas, roubar informações pessoais, profissionais e financeiras. O resultado pode ser um feriado repleto de estresse e prejuízos financeiros.
O Brasil registrou 498.516 celulares furtados e 419.232 roubados em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em períodos de grandes eventos e aglomerações, como o Carnaval, o risco de ser vítima de golpes digitais ou ter o aparelho roubado é ainda maior.
O risco vai além do roubo físico; durante o feriado costuma haver o aumento sazonal em furtos oportunistas e fraudes digitais. Com as pessoas conectando em Wi-Fi públicos, a possibilidade de tentativas de phishing aumenta, mensagens falsas, e fraudes financeiras é alta, comumente disfarçadas de promoções, notificações do banco, ou alertas urgentes.
Os golpes mais comuns do Carnaval incluem:
- Acesso aos aplicativos financeiros através do roubo do celular.
- Golpes por mensagem ou e-mail, fingindo ser bancos, operadoras ou serviços conhecidos.
- Invasão de contas por senhas fracas ou reutilizadas.
- Uso de Wi-Fi público e estações de recarga, facilitando o roubo de dados.
- Golpes financeiros, como transferências indevidas via Pix após acesso ao celular da vítima.
-Golpe da maquininha com máquina de cartão adulterada para clonar o cartão da vítima.
Como aproveitar o Carnaval sem colocar seus dados em risco
A boa notícia é que alguns cuidados simples já ajudam a evitar problemas. Se os foliões ficarem atentos e seguirem estas dicas, as chances de caírem em um golpe durante as festas diminuem significativamente.
- Ative a autenticação multifator em aplicativos, especialmente de serviços bancários e e-mail.
- Evite acessar contas importantes em redes Wi-Fi públicas.
- Use senhas fortes e únicas para cada serviço.
- Em caso de roubo ou perda, bloqueie imediatamente o aparelho e as contas.
Enquanto o Carnaval pode, e deve, ser um período de despreocupação, a segurança digital não pode ser deixada de lado. Com pequenas ações é possível assegurar que a única preocupação será escolher o próximo bloquinho.
Sobre a ManageEngine
A ManageEngine é uma divisão da Zoho Corporation que oferece soluções abrangentes de gestão de segurança e operações de TI para organizações globais e fornecedores de serviços geridos. Empresas estabelecidas e emergentes - incluindo 9 em cada 10 organizações da Fortune 100 - confiam nas ferramentas de gestão de TI em tempo real da ManageEngine para garantir o desempenho ideal da sua infraestrutura, incluindo redes, servidores, aplicações, endpoints e muito mais.
A ManageEngine possui 18 data centers, 20 escritórios e mais de 200 parceiros de canal em todo o mundo para ajudar as organizações a alinhar seus negócios com a TI. Para obter mais informações, visite o site da empresa, siga o blog, LinkedIn e Instagram.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário