Demanda reprimida por serviços de TI deve impulsionar crescimento do setor
Área apresenta crescimento de mais 50% nos últimos 5 anos . Procura por profissionais e instituições do ramo ocorre por competitividade empresarial
A tecnologia da informação no Brasil, que tem expectativa de crescimento de 21% até o final de 2021, conforme aponta projeção da pesquisa iMonitor IT de agosto deste ano, deve permanecer em expansão. O cenário positivo tem se consolidado desde 2017 - desde então, a pesquisa mostra evolução de 10%, em média, no mercado. Em consequência, o crescimento tem resultado na ampliação de vagas no mercado de trabalho. Profissionais da área confirmam esse cenário em virtude das oportunidades que empresas em geral encontram de se tornarem mais competitivas com o suporte da TI.
Na análise de empresários da Milvus, companhia brasileira do ramo, que está em processo de expansão internacional na América Latina, Europa e Estados Unidos, o Brasil ainda tem um mercado carente por tecnologia. “O brasileiro ainda é um pouco arcaico na forma de trabalhar no campo empresarial e recorre a processos manuais de desenvolvimento de trabalho. Porém, isso tem mudado para melhor. Se você não se funde com a tecnologia, você perde oportunidades de negócios”, explica Ivan Lima, CFO da Milvus.
O especialista enxerga que aproximadamente 70% do mercado está carente de serviços de TI e somente empresas maiores têm uma cultura mais competitiva ligada ao setor. “Muitas instituições ainda buscam se aperfeiçoar nesta área e estão à procura de serviços oferecidos pela TI", afirma.
Para atender a essa demanda, o Brasil possui capacidade técnica e de pessoal, segundo Felix Schultz, CEO da instituição. “O país pode ser considerado um celeiro de tecnologia na América Latina. A maior parte dos softwares comercializados nos países da região são norte-americanos ou brasileiros”, aponta. Além disso, explica, “as empresas brasileiras têm acesso às mesmas ferramentas e atualizações tecnológicas que em outros países do mundo, o que não deixa o setor em atraso por aqui”.
Aumento na área de atuação
A Milvus é um exemplo de empresa que aproveita a demanda do mercado interno de TI para oferecer serviços internamente, além de expandir a atuação para outros países. A instituição está presente em outros oito países - Chile, México, Peru, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Portugal e Estados Unidos. "Devemos investir pesado em capacitação para, no ano que vem, aumentar o atendimento internacional", comenta Lima. A companhia deve fechar o ano de 2021 com expansão de 65% em faturamento. Em 2022, o crescimento deve continuar.
A marca também tem novas estratégias para vender seu produto - a Milvus conta com uma plataforma e aplicativo mobile, que possuem funcionalidades para que empresas de TI possam organizar e monitorar o parque de equipamentos de seus clientes.
A instituição tem atuado tanto com metodologia inbound (quando o cliente busca o serviço) quanto outbound (para prospectar consumidores e criar interesse pela ferramenta) para aumentar seu atendimento na área. Outra estratégia traçada é mirar não só no mercado B2B, mas também B2C.
Lima ainda acrescenta como motivo para a expansão da Milvus a oferta de adequação à LGPD. “A obrigação legal e os riscos de vazamento de dados por não estar em conformidade com a lei são fatores que pesam a favor da procura pelo suporte”, explica.
Mercado de trabalho
Outro dado que mostra essa possibilidade de expansão está na demanda por mão de obra para as companhias focadas em TI. O Relatório Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) revela que, até 2024, o país pode ter aumento de 500% na oferta de vagas de trabalho na área. Com isso, o número de profissionais chegará a 420 mil.
Schultz comenta que, com o processo de abertura econômica pelo qual o Brasil passou desde o início dos anos 1990, o país tornou-se um local interessante para investimento no setor, inclusive por grandes companhias internacionais. Esse cenário resultou na expansão dos cursos de formação ligados à TI. “O mercado de trabalho está em constante evolução e necessita cada vez mais de profissionais qualificados em maior número”, diz.
Quanto ao aperfeiçoamento do profissional de TI no Brasil, o CEO da Milvus acrescenta que a expansão da área no país também está atrelada à qualificação da mão de obra. Schultz destaca o aprendizado de outra língua (no caso, o inglês). “Não falar dois idiomas impactou o profissional por muito tempo por aqui. Mas, atualmente, isso não é mais verdade. O cenário mudou bastante”, avalia.
Sobre a Milvus
Fundada em 2016, a Milvus é uma empresa referência no Brasil e no continente americano, com serviços abrangentes para empresas de tecnologia da informação e segurança de informação no mercado B2B. Com trabalhos focados na otimização de processos de gestão, a marca oferece, por meio de um portal e aplicativos mobile, funcionalidades para que empresas de TI possam organizar e monitorar o parque de equipamentos de seus clientes, tais como: abertura de chamados oneclick; inventário inteligente; acesso remoto para conexão com os dispositivos para resolução de problemas; geolocalização de técnicos de TI para atendimento aos chamados; integração com o WhatsApp; e ferramentas para adequação à LGPD.
A agilidade dos serviços resulta em redução de custos operacionais, diminuição das falhas, do tempo de resolução de chamados e da disponibilidade do time de técnicos. A Milvus tem expandido sua área de atuação rapidamente para outros países, como Chile, México, Peru, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Portugal e, mais recentemente, Estados Unidos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário