Pioneira em iniciativas que usam tecnologia como meio para transformar a sociedade, Thoughtworks reforça seu posicionamento sobre o uso responsável da tecnologia
A consultoria, que atua em projetos de impacto social em parceria com instituições no Brasil e no mundo, lidera discussões importantes sobre temas como ética e sustentabilidade na indústria de tecnologia
Desde a sua fundação, há 28 anos, a Thoughtworks, consultoria global de tecnologia com 48 escritórios distribuídos por 17 países, defende a ideia de que a tecnologia só faz sentido quando usada para melhorar a vida das pessoas. Com o debate sobre os desdobramentos dos avanços tecnológicos para a humanidade e para o planeta tornando-se mais urgente do que nunca, a Thoughtworks vem intensificando seus esforços para estimular reflexões e mudanças na indústria de tecnologia.
A empresa lançou recentemente o Responsible Tech Playbook, um guia que reúne indicações de ferramentas e práticas para o uso ético, inclusivo, sustentável e responsável da tecnologia, e o Relatório de Impacto Social, um estudo sobre a interseção entre tecnologia e sociedade que inclui dados globais e informações sobre os projetos de impacto social desenvolvidos pela Thoughtworks.
A produção dos materiais foi liderada pela área de Transformação Social da empresa, que atua em iniciativas conectadas com o objetivo de contribuir para as mudanças sociais positivas e defender um futuro tecnológico mais equitativo.
"O impacto social positivo deve caminhar junto com os avanços tecnológicos", pontua Renata Gusmão, líder da área no Brasil. "Um exemplo é a parceria que firmamos recentemente com o projeto Fruto de Favela, que realiza cursos profissionalizantes de tecnologia em comunidades periféricas de Recife. Ao final do curso, os estudantes desenvolvem projetos pautados na realidade que vivem, ou seja, software que tenha impacto em sua própria comunidade", explica Renata.
Impacto social e ambiental
Outro projeto que conta com a parceria da Thoughtworks no Brasil é a iniciativa das Comunidades Agroecológicas do Bem Viver, que busca conectar famílias agricultoras a coagricultores dispostos a contribuir com a produção e distribuição de alimentos nas periferias. Em SC, a comunidade integra a Terra Indígena Morro dos Cavalos, local sagrado dos povos Guarani Mbyá, enquanto no DF a área escolhida é a Bacia do Descoberto, que fornece 65% da água consumida pela população da região e sofre um severo processo de degradação ambiental.
"Os conflitos, a vulnerabilidade social e a crise climática são grandes ameaças atualmente", observa Jéssica Alves, Business Analyst Consultant, que faz parte da equipe da Thoughtworks que atua no projeto. "Acreditamos que a tecnologia deve beneficiar toda a sociedade e, como tecnologistas, acreditamos que temos um papel único a cumprir", analisa ela.
A Thoughtworks colabora com o projeto desenvolvendo soluções para o processo de gerenciamento das comunidades, realizado manualmente através de planilhas. "Entramos como uma consultoria de tecnologia para apoiar a construção do sistema proposto e a padronização dos processos, contribuindo para melhorar a coordenação e análise de dados de cada pessoa agricultora", explica Jéssica.
Sustentabilidade e justiça climática
Reafirmando-se como uma das principais lideranças no debate sobre os impactos e responsabilidades da indústria de tecnologia, a empresa foi uma das cofundadoras da Green Software Foundation, organização sem fins lucrativos que, junto à Linux Foundation, tem como missão colocar a sustentabilidade no centro da engenharia de software. A fundação, criada em maio deste ano, é fruto de uma parceria da Thoughtworks com grandes empresas, como Microsoft, Accenture e GitHub.
"Podemos dizer que, atualmente, toda empresa é de tecnologia. Dessa maneira, entendemos que é nossa responsabilidade estimular formas de trabalho que sejam mais seguras e sustentáveis", ressalta Renan Martins, Head de Tecnologia da Thoughtworks no Brasil. "Com essa iniciativa, queremos continuar revolucionando a indústria de tecnologia no tema de justiça climática, medindo o impacto ambiental das soluções desenvolvidas por nossos times e clientes, e também fomentando evoluções tecnológicas que, ao mesmo tempo em que facilitam o trabalho, também minimizam o consumo energético", completa.
Entre as linhas de serviço da consultoria que endereçam a questão do impacto socioambiental da tecnologia, um dos destaques é a área de Enterprise Modernisation, Platforms and Cloud. "Procuramos levar conceitos mais sustentáveis para nossos clientes, como a Green Cloud Optimization, que prevê uma estrutura em nuvem flexível capaz de reduzir o consumo de energia", explica Gregório Melo, líder da área no Brasil. "Nossa missão é posicionar a sustentabilidade como um fator para a tomada de decisões de nossos clientes", conclui.
Sobre a Thoughtworks
A Thoughtworks é uma consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia para alavancar a inovação digital. Somos mais de 10 mil pessoas distribuídas entre 48 escritórios e em 17 países. Há mais de 25 anos, trabalhamos junto com nossas clientes para criar impacto extraordinário, usando a tecnologia como diferenciador para ajudá-las a resolver problemas de negócio complexos.
Para mais informações: https://www.thoughtworks.com/pt-br/about-us/social-change
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário