Como o setor varejista pode se beneficiar de recursos como Realidade Virtual e Aumentada
Ao mesmo tempo que a Indústria segue passando por diversas revoluções e trazendo novas soluções para eficiência, produtividade e assertividade na economia, a outra ponta - os consumidores - também segue se reinventando e tornando o processo de melhorias industriais cada vez mais dinâmico e necessário. Não à toa, o conhecido como mercado B2C (business to costumer) já está a um passo à frente e entramos na era do Consumidor 5.0. Aqui, a clientela tem um perfil totalmente voltado para o ambiente digital e que pauta novos hábitos de consumo, sempre em busca de métodos diferenciados, simples e cômodos, principalmente em tempos em que o distanciamento social segue necessário.
De acordo com o relatório da Conversion, 86% dos brasileiros com acesso à internet realizaram algum tipo de compra via e-commerce, sendo cerca de 40% de duas a cinco transações e 11% mais de dez. Diante desse cenário, as empresas do ramo de varejo precisam estar atentas e buscar mecanismos que proporcionem experiências diferenciadas e que realmente promovam uma conexão entre marca e público-alvo para se manterem em evidência e competitivas no mercado.
"É neste momento que a adoção de tecnologias imersivas como Realidade Virtual (VR), Aumentada (AR) e o 3D em tempo real em celulares e browsers torna-se essencial para tornar este novo consumidor mais engajado e atraído. Isso porque os recursos permitem que o cliente possa, por exemplo, ter toda a experiência de compra que teria no presencial, mas de forma mais personalizada e totalmente virtual", afirma Marcelo Marcati, CCO e cofundador da Venturion , estúdio de experiências imersivas acelerado pela Tapps Ventures .
Dentre as possibilidades, a compra por meio de ambientes virtuais, via celular, browser ou até óculos VR, torna-se um grande chamariz aos consumidores. Aqui, a ferramenta permite que o cliente tenha a experiência de compra de forma imersiva, interagindo com o produto de uma forma próxima à experiência presencial. Outra aplicação que tem feito bastante sucesso entre os clientes é a realidade aumentada.
"Com a Realidade Aumentada, é possível integrar os ambientes físico e digital por meio de dispositivos como o próprio smartphone, possibilitando a ‘materialização’ dos produtos mesmo à distância, bem como outras estratégias de marketing, como ativações gamificadas", complementa Marcati.
Sobre a Venturion
Presente no mercado há três anos, a Venturion, investida da Tapps Ventures - startup que acelera novos negócios -, é referência em experiências imersivas gamificadas, que alia inovação tecnológica com fatores sensoriais e emocionais para humanizar as relações entre tecnologia, público empresas e seus produtos e serviços.
Todas as plataformas em Realidade Virtual, 3D e Realidade Aumentada são desenvolvidas através da Unity, uma engine com tecnologia de ponta que permite a construção de jogos e serviços corporativos com gráficos de alta qualidade e interatividade imersiva. Trata-se de uma plataforma utilizada em games premiados e em atrações imersivas nos melhores parques de diversões do mundo.
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