Golpes online disparam na pandemia: saiba como se proteger
Impulso do e-commerce ocasionou aumento das fraudes virtuais
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que o número de golpes pela internet aumentou 198% em 2020, em relação a 2019. A pandemia e o isolamento social foram fatores que contribuíram para esse aumento, já que o volume de compras online aumentou. Além disso, novos dispositivos de pagamento, que vieram para facilitar a vida das pessoas, também trouxeram novos riscos.
Na visão de Marcelo Godke, especialista em Direito Empresarial e Societário, professor do Insper e da FAAP e sócio do escritório Godke Advogados, com as pessoas ficando mais tempo em casa, o e-commerce no Brasil explodiu e o número de golpes também acompanhou esse crescimento. “De alguma maneira, todos estão usando mais a internet, até mesmo aquelas pessoas que não estavam familiarizadas com o ambiente digital. Por conta desses fatores, o número de golpes aumentou.
Segundo o especialista, o primeiro conselho é para que todos fiquem alertas. “Qualquer e-mail, mensagem de texto ou por aplicativo que esteja relacionada a pagamentos ou cliques, desconfie, pois a chance de ser golpe é muito grande. É preciso se certificar antes de clicar em qualquer coisa”, afirma.
Outra dica do advogado é instalar um aplicativo no telefone que oferece autenticação em dois níveis, desses que pedem uma pré-senha antes de entrar em aplicativos de banco, delivery, entre outros. “Com isso, o usuário ganha um novo nível de proteção”.
Sobre o golpe mais comum – o sequestro do WhatsApp para pedir dinheiro – Godke relata algumas dicas para não cair. “Geralmente, a pessoa recebe uma ligação dizendo que recebeu um código pelo WhatsApp, para informar aquele código. E é por meio desse código que eles sequestram o WhatsApp. Portanto, não mande código para ninguém, nem responda a mensagens de amigos e conhecidos pedindo dinheiro. Não clique em SMS ou e-mails com links de pagamento. E desconfie sempre”, finaliza.
PERFIL DO CLIENTE
Marcelo Godke – especialista em Direito Empresarial e Societário e sócio do escritório Godke Advogados - bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos, especialista em Direito dos Contratos pelo Ceu Law School. Professor do Insper e da Faap, mestre em Direito pela Columbia University School of Law e sócio do Godke Advogados. Doutorando pela Universiteit Tilburg (Holanda) e Doutorando em Direito pela USP (Brasil).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário