Brasil,

Tecnologias de sistemas de energia que não emitem SF6 ajudam no combate às mudanças climáticas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Rangel
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

* Por Leandro Bertoni

Imagine que eliminamos 100 milhões de veículos das estradas. Retirar esses 10% de veículos reduziria drasticamente as emissões anuais de CO2, sendo uma arma poderosa para combater a crise climática.

E se pudéssemos alcançar o mesmo impacto ambiental com sistemas de energia mais verdes? Isso permitiria às empresas e indústrias reduzir sua pegada ecológica sem mudar o cotidiano. Nessa linha, soluções digitais e equipamentos elétricos que não utilizam s e i sfluoreto de enxofre (SF6), um dos gases do efeito estufa listados no Protocolo de Kyoto, têm ganhado força.

Apontadas como grande tendência em sistemas de distribuição de até 24 kV, especialmente em hospitais, edifícios comerciais e industriais, além de data centers, as tecnologias que não emitem SF6 tendem a conquistar um espaço promissor no mercado. Além da colaboração com a descarbonização, esse tipo de solução oferece o que é necessário para lidar com um número maior de operações e maior tempo de atividade aliado à conectividade da Internet das Coisas (IoT), representando um ganho imensurável para diferentes setores. Sem gases alternativos, também não é necessário fazer reciclagem ou neutralização do gás, reduzindo os custos ao final da vida útil.

A responsabilidade ambiental deve ser parte das estratégias de qualquer companhia, independentemente do tamanho ou segmento. No entanto, a indústria de equipamentos elétricos representa 80% do mercado global de SF6 e, por isso, devem assumir a liderança na hora de reduzir a utilização desse gás, adotando produtos mais ecológicos. Hoje, há mais de 30 milhões de equipamentos de média tensão instalados em todo o mundo que usam SF6.

Procurar alternativas sem gases do efeito estufa é uma prioridade porque o consumo geral de energia continua a aumentar e é esperado que cresça até 48% até 2040. Estudos demonstram que o incremento de emissões de SF6 se deve, fundamentalmente, à crescente procura por eletricidade em países em desenvolvimento, especialmente a China, o maior consumidor mundial desse gás.

Por isso, limitar as emissões de gases de efeito de estufa e melhorar a sustentabilidade devem ser prioridades, tanto para as empresas como para as pessoas. Muitos já estão adotando medidas para reduzir o seu impacto ambiental – com ações como reduzir o consumo de energia, reciclar ou poluir menos. Agora, as empresas que utilizam tecnologias de média tensão contam com alternativas sustentáveis que lhes permitem reduzir suas emissões, escolhendo equipamentos mais ecológicos.

* Leandro Bertoni é vice-presidente de Power Systems da Schneider Electric para a América do Sul.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar