SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Boas práticas para a proteção da rede, onde quer que seus funcionários estejam

  • Sexta, 23 Outubro 2020 12:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Melo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Com a internet das coisas e o home office, as proteções de rede tradicionais não são mais suficientes

Antenor Nogara, country manager da Aruba no Brasil

Independentemente do objetivo ou meta a ser alcançada, as organizações operam com eficiência quando pessoas, processos e tecnologia estão bem alinhados, em especial quando se trata de segurança. O aumento do número de dispositivos conectados, a internet das coisas, o uso da nuvem e, agora, o crescimento repentino do home office, abrem brechas na cibersegurança e requerem atenção redobrada para que este equilíbrio seja mantido, ainda mais com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A rede corporativa, caracterizada como a primeira linha de defesa contra ciberataques, se divide entre a empresa e a casa do colaborador, ou seja, é distribuída. Esses usuários remotos, por sua vez, compartilham a rede residencial com outras pessoas da família e uma variedade de dispositivos, como impressora e TV, todos possíveis fontes de ameaças à segurança da rede.

Para proteger a rede, um ótimo firewall e a tradicional proteção com foco no perímetro não são mais suficientes. A segurança precisa estar apoiada no conceito Zero Trust, ou seja, nenhum usuário ou dispositivo entra na rede sem autenticação, e os acessos são pré-definidos. A permissão não está associada ao local de conexão e sim a quem é o usuário e qual dispositivo ele usa. A impressora, por exemplo, não terá acesso aos mesmos bancos de dados e aplicações disponíveis para os colaboradores, e cada pessoa terá acesso restrito àquilo que realmente necessita em seu trabalho. Essa regra parte de uma premissa simples: quanto mais pessoas têm acesso a determinado documento, maior o risco de vazamento.

Ao criar permissões de acesso à rede personalizadas para cada usuário e dispositivo, a TI tem visibilidade de todas as conexões - quem ou o que está acessando a rede, a partir de que local, em que horário, por quanto tempo e o que foi acessado. Assim, no caso de uma invasão, fica muito mais fácil identificar qual foi a origem.

A identificação é necessária também para o cumprimento da LGPD. A lei determina que incidentes de segurança devem ser comunicados ao órgão de controle em prazo razoável, relatando: a natureza dos dados pessoais afetados, informações sobre os titulares envolvidos, as medidas mitigadoras e de segurança utilizadas para a proteção dos dados, os riscos envolvidos no acidente e, caso a comunicação não seja imediata, as razões da demora.

Outra medida de segurança fundamental do conceito Zero Trust é segmentar o tráfego, separando o uso pessoal do corporativo. O corporativo deve ser isolado e criptografado de ponta a ponta, diferentemente do tráfego gerado pelo YouTube ou Netflix. Mesmo as soluções VPN são aprimoradas com o Zero Trust, garantindo que o mesmo controle aplicado à sede da empresa e suas filiais se estendam ao trabalhador remoto.

Segundo uma pesquisa da empresa de cibersegurança Kaspersky feita em 2019 com pequenas e médias empresas em todo o mundo, a metade delas admitiu já ter sido alvo de vazamento de dados. Em geral, os usuários internos são a porta de entrada, quase sempre de forma não-intencional. Esse quadro se agravou durante a pandemia, de acordo com diversos estudos já divulgados, deixando uma mensagem clara: a segurança precisa ser uma prioridade do seu negócio hoje, independentemente do porte da sua empresa e de onde seus funcionários estão trabalhando.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version