Quase 60% das empresas admitem que pandemia ampliou demanda por soluções que aplicam inteligência artificial, aponta estudo global
Pesquisa conduzida por FICO e Corinium destaca os desafios para acelerar implantação dessa tecnologia nas empresas, como questões éticas e a busca por profissionais qualificados
A FICO, líder mundial em software de análise preditiva, realizou em parceria com a empresa de inteligência de mercado Corinium uma pesquisa mundial sobre tendências de aplicação da inteligência artificial (IA) em tempos de coronavírus. Foram entrevistados mais de 100 diretores de dados e analíticos de grandes empresas globais, sendo que 57% apontaram que a pandemia ampliou a demanda por soluções que aplicam IA, graças a um cenário de incerteza que exige cada vez mais resiliência e capacidade de adaptação. 63% dos executivos também admitiram que começaram a escalar recursos de IA em suas organizações.
O estudo destacou, no entanto, que há diversas barreiras que impedem a expansão da IA nas empresas. 93% dos entrevistados disseram que questões éticas devem ser superadas para que seja possível impulsionar a adoção da IA em suas organizações, e 65% destacaram que formar uma equipe com as habilidades certas é uma barreira grande ou média. Integração de novas tecnologias com sistemas legados (62%) e riscos regulatórios e de conformidade (60%) aparecem também entre os principais desafios.
A questão ética foi citada pela maioria absoluta dos executivos como uma grande barreira para adoção da IA, sendo que metade admitiu que sua empresa adotou regras rígidas de governança e gerenciamento de modelos para apoiar o uso ético da IA. No entanto, o estudo indicou que há um longo caminho pela frente, pois 67% dos executivos declararam que não monitoram seus modelos para garantir uma precisão contínua.
"Ser ético é não estar cego para o que está no modelo", disse o Dr. Scott Zoldi, Chief Analytics Officer da FICO. "As organizações precisam garantir que a IA seja projetada de maneira robusta e que seja explicável, transparente, construída de forma ética e governada por um processo de desenvolvimento registrável e auditável, que seja referenciado à medida que os dados mudam ao longo do tempo."
Sobre a FICO
A FICO fortalece decisões que ajudam pessoas e negócios a prosperarem em todo o mundo. Fundada em 1956 e baseada no Vale do Silício, a companhia é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar as decisões operacionais. A FICO detém mais de 200 patentes globais de tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e o crescimento dos negócios para as áreas de serviços financeiros, telecomunicações, saúde, varejo e muitas outras. Usando as soluções da FICO, empresas em mais de 100 países realizam diversas transações desde proteger 2,6 bilhões de cartões de pagamento contra fraudes e ajudar pessoas a conseguir crédito até garantir que milhões de aviões e carros alugados estejam no local correto na hora exata.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>