Brasil,

Indústrias utilizam tecnologia para padronizar processos e evitar contaminação de funcionários e clientes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Erika Artmann
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Utilização de checklists que garantem o cumprimento de etapas de segurança e higienização pela indústria aumentou em 50% durante pandemia do novo coronavírus

Mesmo os setores mais tradicionais da economia, como o de indústrias — que na maioria das vezes ainda não passou por uma transformação digital completa — precisaram fazer mudanças no dia a dia para se adaptar a este momento de crise, já que a pandemia da Covid-19 obrigou as empresas que ainda estão em funcionamento a endurecer as normas de segurança e de higiene. A Checklist Fácil — startup desenvolvedora de um software para criação e aplicação de checklists — percebeu um aumento de 50% na aplicação de seus checklists para padronização de operações no setor.

As indústrias que mais utilizaram foram as de setores essenciais, como matéria-prima, siderúrgica, alimentos e energia. Dentre os departamentos, destacam-se Supply Chain (Suprimentos, Logística, Compras, etc), Qualidade e Segurança (SSMA), e Produção. “Avaliamos que esse crescimento se deu pela intensificação das atividades, principalmente àquelas ligadas à logística interna e aos padrões de qualidade e de segurança. Algumas empresas também utilizam checklists específicos para a COVID-19, como o de segurança de trabalho e o de higienização, que apresentaram aumento das aplicações também”, explica Maurício Fragoso, CCO da startup.

A variação na utilização da tecnologia ocorreu entre março e abril, e alguns clientes chegaram a ter um crescimento de 288% no uso da tecnologia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os demais órgãos competentes, a higienização frequente das mãos e dos ambientes estão entre as melhores formas de prevenir a contaminação, por isso as indústrias têm se preocupado em padronizar processos para garantir que todos os passos estejam sendo cumpridos.

Tecnologias para a indústria

Dentre as saídas para as indústrias que precisam de trabalho presencial na maioria das vezes, estão: distanciamento mínimo entre cada funcionário com recomendação de uso de barreiras físicas entre eles; uso de equipamentos de proteção individual (EPIs); escalas e turnos que evitem aglomerações na entrada e saída dos expedientes; e oportunizar trabalho remoto aos colaboradores em grupos de risco e/ou de setores administrativos. Promover a segurança no ambiente de trabalho é fundamental para que a retomada das atividades tenha sucesso e a contaminação pela doença seja freada.

Os checklists criados pela startup e voltados para a COVID-19, são referentes a segurança e higienização do ambiente, e também focam na conscientização do colaborador. Por exemplo, para que o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) seja efetivo, é preciso atender requisitos básicos, e a higienização correta é crucial. “Alguns cuidados são fundamentais para que a empresa continue funcionando. A higienização dos EPIs é um compromisso com a integridade dos colaboradores e impacta em diferentes frentes, como: segurança do trabalho, atendimento às normas reguladoras, controle de contaminação de doenças e controle de qualidade”, diz Maurício Fragoso, CCO da startup Checklist Fácil.

Por meio da ferramenta, podem ser criados e aplicados diversos tipos de checklists de saúde dos funcionários e clientes, como: controle da temperatura corporal de colaboradores; protocolos para higienização dos funcionários e do maquinário; regulamentação do uso de equipamentos de proteção individual; checklists de procedimentos; orientações sobre cuidados nos ambientes compartilhados, como cozinhas e banheiros; gerenciamento da dispensa de funcionários do grupo de risco; treinamento para colaboradores; checagem da aplicação das orientações da OMS e dos demais órgãos competentes; dentre outras aplicações.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar