Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Otimização de recursos – como a tecnologia pode ajudar a logística do e-commerce durante o surto do coronavírus

*Por Thaylon Toledo Nogueira, Consultor de Otimização da FICO para América Latina

A pandemia do coronavírus irá trazer grandes impactos para a logística do comércio virtual, que podem ser sentidos de maneiras distintas por cada empresa, como dificuldade de escoamento de mercadorias devido a um certo nível de ociosidade observado ou gargalos operacionais por conta do aumento repentino da demanda. Nesses dois cenários, seja em um processo para se determinar o nível mínimo de operação a ser mantido ou como melhor lidar com uma certa incapacidade de se atender todos os clientes num prazo satisfatório - incorrendo em uma possível escolha de priorização dos pedidos a serem atendidos -, utilizar ferramentas inteligentes que suportem a tomada de decisão é fundamental.

Otimização e machine learning são técnicas que podem contribuir de forma decisiva para a logística das empresas que vendem produtos online, em especial durante essa crise atípica que estamos vivenciando. Essas tecnologias possibilitam maneiras de modelarmos as regras de negócio de um determinado problema e de um processo, e extrair uma resposta que provavelmente tem uma qualidade muito superior à que obteríamos se tentássemos realizar o mesmo exercício com outros tipos de ferramentas. Com isso, não somente podemos garantir processos mais consistentes e sustentáveis, como também sua maior transparência, ajudando a empresa a entender os impactos e o alcance de cada decisão, muitas vezes potencializando os resultados desejados.

Além disso, é importante destacar que a automatização de processos pode gerar uma economia de tempo muito grande, possibilitando que a empresa empregue seus funcionários de maneira mais inteligente e agregue mais à visão de seu negócio. Afinal, uma vez que tenha-se mapeado um problema através de um modelo, fica muito mais fácil simular novos cenários e obter respostas para testes de hipóteses, o que permite que planejadores analisem diversos aspectos antes de tomar uma decisão final, e que um operador decida rapidamente como executar uma ação de modo mais assertivo.

Conduzir de forma adequada um processo de otimização, fazendo o elo entre lojas e centros de distribuição, é cada vez mais essencial para um varejista. Isso pode alavancar ainda mais a redução de custos operacionais, seja através do aumento do seu percentual de carga útil, alocação mais inteligente da sua frota ou, em caso de terceirizadas, da contratação mais eficiente delas. Em paralelo, também possibilita a descoberta de novas estratégias, onde IA e machine learning podem prover ideias ou sugestões de novas políticas de estoque a serem aplicadas, ou indicar quais que atualmente causam maior impacto financeiro e operacional.

Já o planejamento da entrega é outra vertical importante em que a otimização pode atuar. De posse de informações como pedidos a serem entregues, localização dos clientes, frota disponível, restrições de acesso e horários de atendimento, pode-se elaborar todo um plano de entrega para se obter uma resposta precisa de qual a melhor maneira de se compor as cargas e quais clientes devem ser atendidos por quais veículos.

De uma maneira geral, a situação que a Covid-19 está impondo irá alavancar o processo de transformação digital das empresas, e quem não conseguir se adaptar e inovar provavelmente perderá espaço no mercado. A situação atual não vai se normalizar no curto prazo e toda a atividade econômica seguirá instável – desde a demanda dos consumidores até a capacidade de atendimento das empresas. Sendo assim, a aplicação de tecnologias como a otimização de recursos poderá contribuir de forma decisiva para aumentar a satisfação do cliente, trazendo um diferencial competitivo muito importante em relação aos concorrentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS