Brasil,

Ataques virtuais crescem 50% com o aumento do home office

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Sales Koulakdjian
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Nesse momento, conexões domésticas que não segurança passaram a ser a porta de acesso aos servidores das empresas

A Megatelecom, companhia que atua nos mercados de provimento de acesso à Internet e soluções de TI, identificou um aumento de 50% nos ataques virtuais a empresas nesse momento de quarentena. O crescimento foi constatado durante monitoramento constante que faz de seus clientes - inclusive para evitar que as invasões se concretizem - apontando que o avanço foi proporcional ao aumento do tráfego na rede, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O CEO da empresa, Carlos Eduardo Sedeh, explica que a pandemia obrigou empresas que não estavam preparadas, não dispunham de ambientes de acesso estáveis fora do ambiente do escritório a improvisarem. "Nenhuma companhia tinha contingência para uma situação dessa magnitude. Com a necessidade do teletrabalho as pessoas começaram a acessar arquivos e servidores de casa, sem a segurança ideal para realizar o acesso. Devido a isso, a vulnerabilidade das redes das empresas aumentou muito. Ao utilizar uma conexão VPN - que liga dois computadores através de uma rede pública, como a Internet - a fim de permitir que o colaborador acesse o ambiente virtual da companhia, abre-se uma porta de acesso que, se não estiver bem protegida, permitirá um provável ataque. Isso porque, muitas vezes, esse acesso parte de um roteador com políticas frágeis de segurança e um link de internet residencial, igualmente desprotegido", conta Carlos Eduardo Sedeh.

E para o executivo, as operadoras têm um papel importante nessa proteção dos dados das empresas, porque é por meio delas, de seus links, que todas as informações passam, são as operadoras que fazem toda essa transmissão - onde se propaga e recebe os ataques.

Com base nos números do World Economic Forum (pré COVID-19), mais de 74% das empresas em todo o mundo serão violadas em 2020, o que representará potenciais perdas na ordem de US﹩ 3 trilhões por crimes cibernéticos. "E o número de ataques, com o isolamento social, cresceu de forma consistente. Por isso, optamos por seguir as melhores práticas de segurança da informação. Atualmente estamos em processo de homologação para a ISO 27001. Somos parceiros dos principais fornecedores mundiais de soluções de Firewall, de mitigação de ataques massivos, os chamados DDoS (Distributed Denial of Service, em inglês) - que tem densidade e servem para derrubar a rede do cliente, tirando um site do ar, por exemplo", explica o CEO da Megatelecom.

Ainda não está claro qual será o mundo, após a COVID-19. Tudo aponta para que seja estabelecido um "novo normal", onde pessoas trabalharão de forma mais remota. Nesse sentido, é muito necessário que as empresas tenham políticas que contemplem os processos e acessos do colaborador. A companhia precisa dispor de um protocolo, seguindo as melhores práticas, mantendo portas de acesso seguras, com equipamentos que garantam que a informação fique íntegra e não seja manipulada no fluxo de uso, algo que deve ser observado também em relação a operadora que fornece a conexão à internet.

Sobre a Megatelecom

Megatelecom Telecomunicações S/A atua desde 1999 nos mercados de provimento de acesso à Internet, links de transporte de longa distância e alta capacidade e telefonia. Com o conceito de uma butique de telecomunicações, a Megatelecom oferta soluções customizadas e projetos especiais para clientes corporativos e operadoras de comunicações. A oferta da empresa foca em serviços de valor adicionado, como transmissão de dados com menor latência e projetos de segurança de rede.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar