12% dos internautas brasileiros passaram a seguir um novo influenciador na pandemia
Em meio à crise do novo coronavírus os brasileiros passaram a seguir um novo influenciador na internet
Em meio à crise do novo coronavírus, um nome se tornou comum na boca de muitas pessoas: Átila Iamarino. O biólogo e virologista que já era conhecido pelo seu canal no Youtube, o Nerdologia, se tornou um dos influenciadores mais buscados da Internet brasileira, segundo dados do instituto QualiBest.
Os números mostram que, na pandemia, 12% passaram a seguir um influenciador nas redes sociais - e, quando perguntados sobre o nome deles, Átila é de longe o mais citado.
Em um ranking de meios de imprensa produzido pelo instituto na semana passada, Átila já era apontado por 2% da população do país como uma das fontes mais confiáveis para se informar sobre a covid-19 - empatado com veículos tradicionais, como o jornal Estado de S. Paulo, SBT e a revista Veja.
O QualiBest ouviu 1009 pessoas de todas as regiões brasileiras, condições socioeconômicas e faixas etárias entre 10 e 13 de abril. A pesquisa foi feita por meio de uma ferramenta digital do instituto que conta com 250 mil brasileiros cadastrados para participarem de estudos quantitativos online. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Para Daniela Malouf, diretora geral do QualiBest, o fenômeno mostra novamente a força das redes sociais como fonte de informação. "Um dos principais insights que a gente tinha desde pesquisas feitas no ano passado é como os influenciadores não são apenas meios de distração, mas também são consumidos como transmissores de análises, fatos, opiniões - coisas que antes eram buscadas somente na imprensa".
"O caso de Átila é interessante porque, se por um lado ele já era conhecido pelo canal no Youtube e ganhou muita relevância agora por suas explicações científicas, por outro os próprios meios da imprensa notaram a sua importância como fonte de informação. Não à toa, ele esteve em programas de TV e foi entrevistado por muitos veículos grandes da nossa imprensa. Foi um diálogo inevitável", completa ela.
De fato, a pesquisa do QualiBest mostra que 65% dos internautas brasileiros estão acompanhando influenciadores na quarentena. Destes, 20% destes estão seguindo mais influenciadores do que antes - enquanto 36% seguem os mesmos que já seguiam e 9% até deixaram de acompanhar alguns Entre os internautas que estão "seguindo mais" e "seguindo o mesmo que antes", 24% estão usando este recurso para se informar sobre a pandemia do coronavírus.
Redes sociais
A pesquisa ainda mostra que um em cada três internautas brasileiros usam redes sociais como o Youtube e o Facebook para se informar sobre o novo coronavírus. No caso do Facebook, 34% das pessoas o citam como meio de informação da pandemia, enquanto esse número é de 31% no caso do Youtube.
Sobre o Instituto QualiBest
Fundado em 2000, o Instituto QualiBest é pioneiro no segmento de pesquisa digital no Brasil e realiza, por meio do painel com 250mil cadastrados e outras diversas fontes de dados, estudos qualitativos e quantitativos com técnicas inovadoras e tecnologia de ponta. Com uma equipe multidisciplinar, a empresa já desenvolveu mais de 5 mil estudos, atendendo a mais de 400 clientes em diferentes setores. Para saber mais, acesse: www.institutoqualibest.com.br
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