Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Videoconferência e trabalho remoto: ESET compartilha considerações de segurança

Videoconferência e trabalho remoto: ESET compartilha considerações de segurança

Diante dos cancelamentos de reuniões presenciais como resultado do COVID-19, empresa de segurança cibernética aborda os riscos relacionados às videoconferências

O aumento repentino de funcionários, estudantes, professores e muitos outros profissionais que trabalham em casa está gerando uma enorme demanda por videoconferência, ferramentas de colaboração online e sistemas de bate-papo. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, analisa os riscos à segurança que isso implica e como superá-los.

Muitas empresas têm utilizado ferramentas gratuitas para fazer suas teleconferências. Algumas fornecedoras deste tipo de solução inclusive abriram suas plataformas para uso sem custo durante todo o período de isolamento social em vários países. Sabendo disso, a ESET dá alguns conselhos sobre como prevenir brechas de segurança devido ao uso destas ferramentas:

Ambiente de trabalho: verifique o ambiente para garantir que o fluxo de vídeo que você compartilha não contenha informações confidenciais. Certifique-se que todo o material sensível está fora do alcance da câmera. Oriente todos os colaboradores a fazer o mesmo.

Controle de acesso: a maioria das plataformas de videoconferência permite restringir o acesso pelo domínio da Internet, para que somente usuários com um endereço de email pertencente à sua empresa possam participar da chamada. Como alternativa, permita apenas que os participantes convidados adicionem seus endereços de e-mail ao convite ao agendar a chamada.

Defina uma senha para que os convidados acessem a reunião. Uma senha numérica pode ser usada para autenticar usuários que se conectam por telefone. Manter os participantes em uma "sala de espera" e aprovar a conexão um do outro dá ao host o controle máximo sobre quem está na reunião. Para lidar com isso em chamadas maiores, você pode promover outros participantes confiáveis ​​para uma função de organizador ou moderador.

Comunicações e transferência de arquivos: alguns serviços criptografam o bate-papo por padrão, mas não o vídeo, a menos que seja especificamente solicitado. Se o seu software permitir, primeiro verifique se ele atende aos requisitos de criptografia de ponta a ponta e depois solicite.

No caso de transferências de arquivos, considere limitar os tipos de dados que podem ser enviados; por exemplo, proibindo arquivos executáveis ​​(como os .exe).

Compartilhamento de tela: limitar a capacidade de compartilhar a tela com o host elimina a possibilidade de alguém compartilhar conteúdo por engano. Além disso, ao compartilhar a tela, compartilhe apenas o aplicativo necessário, ao invés da área de trabalho inteira.

Prevenção: reserve um tempo para revisar as opções de configuração oferecidas pelo sistema de videoconferência que você possui ou planeja usar. Muitas vezes, existem muitas opções; portanto, encontrar as configurações corretas para o seu ambiente é uma tarefa importante que ajuda a garantir que as comunicações da empresa permaneçam seguras.

"É importante verificar a política de privacidade do serviço que você está usando e estar sempre atento a medidas básicas, como: manter os sistemas atualizados e ter uma solução de segurança confiável nos computadores e dispositivos móveis para poder usar o que a tecnologia tem de melhor, mas com segurança", explica Camilo Gutiérrez, chefe do laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.

Para te ajudar a ficar em casa

A ESET aderiu à campanha #FiqueEmCasa, oferecendo proteção para dispositivos e conteúdos que ajudam os usuários a aproveitar os dias em casa e garantir a segurança enquanto se divertem ou trabalham online em meio à pandemia.

No site, os usuários podem ter acesso ao ESET INTERNET SECURITY grátis por 3 meses para proteger todos os dispositivos domésticos; Guia de Teletrabalho, com práticas para trabalhar em casa sem riscos; Academia ESET, para acessar cursos online que auxiliam a tirar mais proveito da tecnologia e o DigiPais, para ler conselhos sobre como acompanhar e proteger crianças na web.

A ESET possui o portal #quenãoaconteca, com informações úteis para evitar que situações cotidianas afetem a privacidade online.

Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET:

http://www.welivesecurity.com/br/2020/04/03/teletrabalho-dicas-de-seguranca-para-realizar-videoconferencias/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Copyright © 1992 - 2020. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS