SEGS Portal Nacional

Educação

Driblando o isolamento: estudantes desenvolvem plataforma virtual para realizar simulação de conferência da ONU

  • Terça, 15 Dezembro 2020 13:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Scavuzzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Na 10ª edição da Simulação Viva (SiV), jovens do EM da Escola Viva lideraram o projeto que discute o tema “Precauções para novas pandemias”; evento conta com a participação de Celso Amorim, Rubens Ricupero e William Weissmann

O estímulo ao protagonismo e ao envolvimento com as questões sociais sempre foi o principal objetivo da Escola Viva (São Paulo/SP) com a Simulação Viva (SiV), evento realizado desde 2011 e que recria em todos os aspectos uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, o projeto que tradicionalmente aconteceria no 1º semestre do ano teve sua realização ameaçada em 2020 pela pandemia do novo coronavírus e a impossibilidade do encontro presencial.

Diante disso, os estudantes expandiram as noções de autonomia e iniciativa para além do esperado e buscaram desde abril alternativas para driblar o problema. A solução veio com a criação de uma plataforma única, que não se resume à função dos aplicativos de vídeo chamada disponíveis no mercado, para que a 10ª edição pudesse acontecer entre os dias 19 e 21 de novembro com o tema “Precauções para novas pandemias: O papel do digital num mundo a ser reinventado, éticas das nações e seus governantes e as novas relações conjuntas no campo diplomático”.

A ideia seguirá a mesma das edições anteriores: os jovens assumirão papéis indispensáveis em uma conferência da ONU, se dividindo para representar diplomatas e os interesses das nações, jornalistas de grandes veículos de imprensa nacionais e internacionais e toda equipe de secretariado da ONU, como Secretário Geral, Secretário de Intervenções, Secretário de Imprensa, entre outros.

A diferença é que toda a dinâmica presencial foi replicada em uma plataforma inédita planejada, diagramada e programada pelos estudantes. Além da chamada por vídeo, os participantes poderão utilizar de recursos como fila de discursos para organizar as falas; espaços para chats direcionados, para que conversem questões privadas com representantes parceiros sem apresentá-las publicamente; botões que sinalizam pedidos de questões ou moções e componente para votações.

No dia da SiV, a plataforma terá dois acessos principais que são o dos alunos participantes e dos alunos tomarão conta de seu funcionamento. O evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo site oficial (clique aqui). Ainda estão previstas palestras exclusivas com figuras ilustres como o Ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero e o chanceler Celso Amorim, além da aula magna com o patrono da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (Acamerj) William Weissmann.

O professor Pablo Reimers acompanha as reuniões do projeto desde o início e conta que seu papel é de um mero guia. “A ideia é que tudo funcione de modo autônomo e sob o protagonismo juvenil. O meu papel aqui é mais de assessor e problematizador. Os gestores são eles”. Reimers, que já trabalhou com projetos similares no Brasil e no exterior, demonstra bastante emoção. “Eles revolucionaram e conseguiram sintetizar uma variedade de conhecimentos e habilidades no processo.”

“Para mim, esse projeto é baseado na criação de funcionalidades”, afirma o aluno Tiago Americano, Secretário de Organização no SiV e responsável pela programação da plataforma. Ele conta que essa característica pode ser observada pela criação de um recurso específico para a imprensa. Por meio dele, sempre que um repórter da Simulação publicar uma matéria, os delegados serão notificados e a cobertura da imprensa poderá interferir no debate em tempo real. “Eu participei da SIV ano passado e é difícil, mas não chega perto ao esforço que foi criar uma plataforma do zero. Acho que foi um dos maiores desafios que eu tive ao longo da minha vida”, completa.

A jovem Fernanda Boffelli, Secretária de Audiovisual, atuou na parte gráfica da plataforma. Ela enfatiza um outro aspecto do projeto, que é o de mostrar caminhos para além das disciplinas curriculares. “Tem muito esse aspecto de conhecer o que eu posso fazer. Por exemplo, na SiV, eu descobri a fotografia e que adoro fazer fotos de pessoas. É a coisa mais divertida.”

Já Artur Santos, Secretário Geral e um dos líderes do projeto, destaca a troca cultural. “É impressionante a questão de construção de cultura. Você desenvolve um contato com simulação e, quando você entra, é impossível não adorar. É uma experiência fantástica! Por mais que seja um trabalhão, o quanto eu aprendi é imensurável”.

As experiências vão ultrapassar a própria Simulação. Como produto final do encontro, os jovens ainda produzirão um documentário com falas dos participantes e todo o contexto externo que influenciou os argumentos e escolha do tema. Além disso, também pretendem publicar um livro guia sobre a SiV, que ganhará uma nova edição após cada ano.

Simulação Viva (SiV) - 10ª Edição

Tema: Precauções para novas pandemias: O papel do digital num mundo a ser reinventado, éticas das nações e seus governantes e as novas relações conjuntas no campo diplomático
19/11, quinta-feira, 13h30 – 18h30
20/11, sexta-feira, 9h – 18h30
21/11, sábado, 9h – 13h30
Site oficial: clique aqui

Sobre a Escola Viva – Fundada há mais de 40 anos, no bairro da Vila Olímpia, na capital paulista, a Escola Viva é um espaço de aprendizagem referência na formação de alunos por meio do estímulo do pensamento crítico e da autonomia para construir suas próprias trajetórias. Enquanto a Educação Infantil e o Ensino Fundamental prezam pela formação integral e pelo desenvolvimento dos aspectos socioafetivos, o Ensino Médio promove a continuidade desse processo ao se aliar com práticas multidisciplinares que envolvem desde empreendedorismo até responsabilidade socioambiental, formando jovens preparados para os desafios do século XXI


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version