SEGS Portal Nacional

Educação

Vacina não deve alterar plano de investimentos em EAD no Brasil, afirma especialista

  • Terça, 15 Dezembro 2020 13:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Onevox Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Dado mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, mostrou que o acesso à internet pelo celular chega a 80,2% dos domicílios brasileiros. No Nordeste, o acesso por banda larga fixa ultrapassa a móvel: 77,9% das residências usam a banda larga fixa contra 64,1% de banda larga móvel. Especialista em educação e tecnologia comenta que gestores não devem deixar de investir no EAD.

O Brasil conta com 134 milhões de usuários de Internet, de acordo com pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), o que representa 74% da população com 10 anos ou mais. Um dado inédito, na série histórica da pesquisa TIC Domicílios, mostra que 53% da população que vive em áreas rurais declarou ser usuária de Internet. Uma conectividade que vem sendo impulsionada devido à pandemia.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostrou que de 2017 até 2020, o número de acessos à internet por via fibra óptica cresceu quase cinco vezes. Atualmente, pequenos provedores suprem a demanda por internet rural, o que muitas vezes não chega as estatísticas da Anatel. Empresas pequenas compram espaços de grandes provedores, instalam equipamentos e redistribuem o sinal.

O especialista em educação e tecnologia, Alfredo Freitas, que dirige uma universidade americana, comenta que a vacina e o cenário melhor em 2021 não devem frear os investimentos que os estados brasileiros já realizaram para aumentar a modalidade de ensino à distância. Segundo ele, nem o Brasil nem outros países do mundo deverão retomar a prioridade e exclusividade do ensino presencial.

"A pandemia escancarou a eficácia do ensino via internet no mundo inteiro. Por meio desta modalidade o ano letivo não está totalmente perdido e, certamente, as ferramentas online continuarão auxiliando escolas em todo o país na recomposição dos conteúdos. O que observamos é que não podemos contar prioritariamente com o ensino presencial. É preciso seguir investimento no ensino via internet que, mesmo antes da pandemia, já mostrava crescimento expressivo no Brasil e no mundo", afirma Alfredo Freitas.

O especialista está correto, o ensino a distância no Brasil, que foi regulamentado há 14 anos, superou pela primeira vez, a oferta de vagas da educação presencial no país. De acordo com o Censo mais recente da Educação Superior, foram oferecidas 7,1 milhões de vagas a distância, frente a 6,3 milhões de vagas presenciais.

O Censo EAD.BR, realizado recentemente pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), mostra que o ensino superior a distância no Brasil já corresponde a 26% do número total de alunos no Brasil, são mais de 9.374.647 alunos matriculados na modalidade EAD. Enquanto isso, nos EUA, mais de 6 milhões de americanos estão buscando uma educação online atualmente. Para o especialista em educação, Alfredo Freitas, o número de matrículas pode dobrar no pós-pandemia.

"Aqui nos EUA o modelo de educação via internet ganhou força entre as universidades americanas durante a pandemia. Agora, mesmo com o início da distribuição das vacinas, nenhuma universidade até agora se posicionou favorável à retomada completa do ensino presencial no ano que vem", pondera Alfredo Freitas que dirige a Ambra University, que há mais de 10 anos forma, em português, mestres e doutores nos EUA.

*Alfredo Freitas é pós-graduado em 'Project Management' pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version