ECA Digital entra em vigor e muda regras nas redes sociais para crianças e adolescentes
Nova lei entra em vigor hoje (17), obriga plataformas a validar idade com biometria, amplia controle dos pais e responsabiliza big techs; pediatra alerta para impactos reais no cérebro infantil
Começa a valer nesta terça-feira (17) o chamado ECA Digital 2026, atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente voltada ao ambiente online. A nova legislação estabelece regras mais rígidas para redes sociais, aplicativos e plataformas digitais, com foco na proteção de crianças e adolescentes.
Na prática, o texto muda o papel das empresas de tecnologia, que passam a ter responsabilidade legal sobre o acesso de menores. Entre as principais medidas estão a exigência de verificação de idade com validação documental e sistemas biométricos, como reconhecimento facial, além da obrigatoriedade de ferramentas mais robustas de controle parental.
O modelo brasileiro segue um caminho intermediário em relação a outros países. Enquanto a Austrália proibiu redes sociais para menores de 16 anos, o Brasil mantém o acesso, mas com mais exigências técnicas e monitoramento.
Para o Dr. Paulo Telles Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o avanço é importante, mas não resolve o problema sozinho.
“O ECA Digital é um passo importante porque finalmente coloca as plataformas como corresponsáveis pelo que acontece com crianças e adolescentes online. Antes era muito mais uma recomendação, agora é obrigação. Mas, nenhuma tecnologia substitui a presença dos pais.”
Segundo o especialista, a preocupação vai além do acesso em si e envolve o impacto direto no desenvolvimento infantil.
“O cérebro da criança e do adolescente ainda está em formação. A exposição precoce e sem filtro pode afetar sono, aumentar ansiedade, interferir na autoimagem e até reduzir a capacidade de atenção. A lei ajuda a criar barreiras, mas quem faz a diferença no dia a dia ainda é a família.”
O texto também determina que as plataformas ofereçam ferramentas efetivas para que os responsáveis possam monitorar conteúdos, restringir acessos e acompanhar o que os filhos consomem.
Para o pediatra, o momento é de ajuste de cultura. “A gente não pode delegar essa função para o celular ou para a plataforma. A lei traz limites técnicos, mas educação digital se constrói com conversa, supervisão e exemplo dentro de casa.”
Com a entrada em vigor do ECA Digital, o Brasil dá um passo relevante na tentativa de equilibrar acesso à tecnologia e proteção da infância, em um cenário de uso cada vez mais precoce e intenso das redes sociais.
Dr. Paulo Nardy Telles
CRM 109556 @paulotelles
- Formado pela Faculdade de medicina do ABC
- Residência médica em pediatra e neonatologia pela Faculdade de medicina da USP
- Preceptoria em Neonatologia pelo hospital Universitário da USP
- Título de Especialista em Pediatria pela SBP
- Título de Especialista em Neonatologia pela SBP
- Atuou como Pediatra e Neonatologista no hospital israelita Albert Einstein 2008-2012
- 18 anos atuando em sua clínica particular de pediatria, puericultura.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário