Culinária oriental cresce no Brasil e impulsiona inovação e oportunidades no food service
Com mais de 13 mil restaurantes especializados, comida asiática se mostra como oportunidade para empreendedores do setor alimentício
De acordo com a Data Driva, no último ano foi registrado a existência de mais de 13 mil restaurantes de comida asiática no Brasil, sendo que, até o mês de setembro de 2024, os pedidos deste tipo de alimento movimentaram R$ 1.6 bilhão, correspondendo a um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2023, conforme apurado pela empresa de pesquisa de mercado e opinião pública Mosaiclab.
Neste cenário, em que a popularidade da cozinha oriental está se intensificando, empreendedores brasileiros têm enxergado mais oportunidades para se consolidar no mercado alimentício. Tal fato pode ser observado na expansão de empresas como o Grupo Harõ, holding de franquias detentora das marcas Harõ Sushi, Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, que já registrou crescimento de 39% apenas entre abril e junho deste ano.
O crescimento da rede segue a tendência do mercado, principalmente porque segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de alimentação faturou R$ 48,167 bilhões no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 13,6% na receita e de 6,2% no volume de operações em todo o território nacional. Além da culinária diversificada, um fator que favorece o crescimento das empresas do ramo são os modelos dinâmicos que contribuem para a maximização da eficiência operacional, como, por exemplo, o de dark kitchen, espaço exclusivo para o preparo de refeições para a entrega.
Para Fernando Andrade, sócio-fundador e Diretor Comercial do Grupo Harõ, que opera com pedidos para delivery e retirada no balcão, o modelo de dark kitchen é um dos grandes responsáveis pelo crescimento exponencial da empresa. “Este formato enxuto nos permite trabalhar com várias marcas em uma única estrutura de modo que a gente atende diferentes perfis de consumidores, otimizando os ativos e aproveitando integralmente os recursos nas operações”, explica o executivo.
Outro fator que alavanca os negócios no food service é a praticidade que o delivery de comida proporciona aos consumidores. De acordo com um estudo da Ticket, empresa de benefícios de alimentação, 40% dos brasileiros utilizam o serviço de entrega de comida, sendo que 11% da população pede delivery de uma a duas vezes por semana.
Segundo o empreendedor, o sistema de entrega atende diretamente a demanda de conveniência que torna-se mais urgente conforme a realidade cada vez mais ágil e dinâmica do dia a dia. “O público quer desfrutar de experiências gastronômicas de alta qualidade no conforto de seus lares e nós nos dedicamos a proporcionar isso. Por meio do delivery possibilitamos que os clientes experimentem o melhor da culinária oriental sem precisarem sair de casa”, comenta.
Em ascensão no mercado, a culinária asiática tem ganhado destaque nas plataformas de serviço de entrega e não apenas em horários de almoço e jantar. Em 2024, o sushi, juntamente com o sashimi e o temaki, figurou entre os 6 pratos mais pedidos do iFood, somando cerca de 4 milhões de aquisições entre janeiro e setembro, sendo que 60,8 mil entregas foram feitas no período da manhã e 326,5 mil de madrugada.
No que diz respeito à satisfação do cliente em relação ao delivery, Andrade afirma que o maior desafio está além da técnica. “Criar uma conexão emocional dos colaboradores com o processo todo é o mais difícil. Para garantir a excelência em todas as etapas, é essencial que cada um cuide de sua parte com dedicação e atenção aos detalhes”, finaliza.
Sobre o Grupo Harō
O Grupo Harō foi fundado em 2021, em Pernambuco, por Fernando Andrade e João Pedro Bezerra, com o objetivo de reinventar a entrega de comida asiática. Hoje, o grupo também conta com o sócio-investidor Rodrigo Melo, especialista do mercado de franquias com mais de 10 anos de atuação na área. A holding detém as marcas Harō Sushi, Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, e oferece um modelo de franquia 6 em 1, com a possibilidade de operação em dois formatos diferentes de negócios, dark kitchen e take away. O Grupo Harō também trabalha com fornecedores homologados e oferece um aplicativo próprio para os franqueados. Com mais de 50 unidades espalhadas por 15 estados brasileiros, o grupo segue com plano de expansão para conquistar todo o Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário