Fogueiras improvisadas, panelões fervendo e fogos mal manuseados aumentam os casos de queimaduras, especialmente entre crianças
Especialista revela os perigos invisíveis por trás do brilho das festividades e reforça como agir diante dos acidentes mais comuns da temporada de São João
Quando junho chega, o Brasil se transforma. As ruas se enchem de bandeirinhas, o cheiro de milho e canjica toma conta do ar e o céu vira palco para o espetáculo de luzes dos fogos de artifício. Mas, por trás do encanto das festas juninas, uma estatística preocupante se repete ano após ano: o número de queimaduras dispara e, em muitos casos, de forma evitável.
“A maioria dos casos acontece por descuido, falta de informação ou pela sensação equivocada de que ‘não vai acontecer comigo’”, alerta Andrezza Barreto, enfermeira da Vuelo Pharma e especialista em tratamento de lesões de pele.
E o perigo está por toda parte: fogueiras improvisadas, bebidas quentes servidas em recipientes frágeis, panelões de quentão fervente ao alcance das crianças. “Todo ano vemos casos graves envolvendo bebês e crianças pequenas que sofrem queimaduras com líquidos quentes. São acidentes rápidos”, reforça Andrezza.
De acordo com estimativas, cerca de 1 milhão de brasileiros sofrem algum tipo de queimadura por ano. Desse total, crianças e idosos são as principais vítimas. Um cenário que se intensifica especialmente nos meses de junho e julho.
Entre os acidentes mais graves estão os causados por fogos de artifício - muitas vezes manuseados por pessoas sem qualquer orientação técnica. Um erro de cálculo, um fósforo aceso antes da hora, e a brincadeira pode virar tragédia.
“Fogos são explosivos. Precisam ser tratados com o mesmo cuidado que se teria com gasolina ou produtos tóxicos”, alerta a enfermeira.
E se acontecer, o que fazer (e o que não fazer)?
Diante de uma queimadura, o primeiro impulso pode ser aplicar alguma “receita caseira”. Mas, segundo Andrezza, isso é um dos maiores erros. “Nada de pasta de dente, manteiga, óleo ou ervas. Isso só piora a situação. O ideal é lavar com água corrente em abundância, deixar a área descoberta e procurar atendimento médico o quanto antes”, orienta.
Para os casos mais sérios, a tecnologia tem sido uma grande aliada. Um dos destaques é a Membracel, um curativo à base de celulose desenvolvido pela Vuelo Pharma. “Ela atua como uma segunda pele, protegendo a lesão, promovendo alívio imediato da dor e acelerando a regeneração tecidual, especialmente em áreas queimadas. Trata-se de uma verdadeira revolução no tratamento de feridas, já amplamente disponível em farmácias e plataformas online”, afirma.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário