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Reclamações no condomínio: veja como a IA pode ajudar

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 Reclamações mais recorrentes dos condôminos se referem a barulho excessivo, uso inadequado das áreas comuns, animais de estimação e vagas de garagem. - Freepik Reclamações mais recorrentes dos condôminos se referem a barulho excessivo, uso inadequado das áreas comuns, animais de estimação e vagas de garagem. - Freepik

Censo Condominial Brasil 2024/2025 aponta que reclamações mais recorrentes se referem a barulho, uso das áreas comuns, pets e vagas de garagem

A inteligência artificial (IA) está inserida em nosso cotidiano, em lugares que às vezes nem imaginamos. Já tem a função, por exemplo, de manter a boa convivência nos condomínios, ajudando síndicos e moradores. De acordo com o Censo Condominial Brasil 2024/2025, realizado pela startup de tecnologias para gestão condominial uCondo, as reclamações mais recorrentes dos condôminos se referem a barulho excessivo, uso inadequado das áreas comuns, animais de estimação e vagas de garagem. Mas os dias de discórdia estão contados no que depender da inteligência artificial (IA) desenvolvida pela uCondo, plataforma de tecnologias para gestão, que centraliza e simplifica os processos administrativos e financeiros dos condomínios. Ela foi treinada para responder aos mais diversos problemas condominiais, 24 horas por dia, via WhatsApp (41) 3375-2431, gratuitamente.

A IA vem sendo usada, em sua maioria, para responder dúvidas sobre legislação (21%), dar suporte para moradores e síndicos (19%) e elaborar comunicados e atas (14%). Ela responde com base na Lei dos Condomínios (Lei nº 4.591/64), nas legislações correlatas e no regulamento interno do condomínio; além de compreender o contexto social da pergunta, dando respostas acuradas. “Basta mandar o documento do estatuto do condomínio por WhatsApp, como fazemos em nossas conversas cotidianas. Ela responderá de forma personalizada”, afirma Marcus Nobre, cofundador e CEO da uCondo, ressaltando a praticidade da ferramenta.

Confira algumas respostas da IA sem o prévio envio do regulamento interno dos condomínios.

“Como denunciar vizinho barulhento?”

IA: “A primeira etapa é registrar uma reclamação junto à administração do condomínio, que poderá orientar sobre os procedimentos. Em muitos casos, é recomendado dialogar amigavelmente com o vizinho antes de tomar medidas mais formais. Caso o problema persista, o síndico pode aplicar advertências e, se necessário, multas.”

“Qual a multa para perturbação do sossego?”

IA: “A multa é estipulada na convenção ou no regimento interno do condomínio. Em geral, essa penalidade varia, mas precisa ser proporcional e aplicada conforme o procedimento estabelecido. Além disso, é fundamental que o síndico e a administração sigam as regras internas para garantir a legalidade da aplicação da multa.”

“Posso passear com animal de estimação nas áreas comuns?”

IA: “Em geral, o uso das áreas comuns por animais de estimação depende do que foi estabelecido na convenção e no regimento interno do condomínio. Muitos condomínios permitem a circulação de animais, desde que estejam com coleira e sejam supervisionados por seus tutores. Contudo, caso o regimento proíba, é necessário respeitar as normas para evitar conflitos.”

“Posso alugar uma vaga de garagem?”

IA: "A possibilidade de alugar uma vaga de garagem depende das regras do condomínio e da legislação local. Em muitos casos, a locação é permitida apenas entre condôminos, a fim de garantir maior segurança. Contudo, caso a convenção permita o aluguel para terceiros, é importante respeitar essas diretrizes e informar a administração."

O CEO lembra que o uso da IA não substitui a ação humana. "Para síndicos e administradoras, gerenciar conflitos de forma transparente e imparcial é essencial. Estratégias como mediação, comunicação clara das regras e aplicação de multas e advertências, quando necessário, ajudam a manter o equilíbrio e garantir o bem-estar de todos”, comenta.

Além da IA, a uCondo desenvolveu um software de gestão condominial que é utilizado por 6 mil condomínios em todo o país e tem mais de 560 mil usuários. A plataforma da uCondo centraliza e simplifica os processos administrativos, financeiros e de comunicação do condomínio, sendo utilizado por síndicos, moradores e funcionários.

Sobre a uCondo – Fundada em 2015 por Marcus Nobre (CEO), Léo Mack (COO), Juliano Corso (CTO) e Ivan Benkendorf (PM), em Curitiba (PR), a uCondo é uma plataforma de tecnologias para gestão, que centraliza e simplifica os processos administrativos e financeiros dos condomínios. A plataforma reúne funcionalidades como comunicação entre síndicos e moradores, além de automações financeiras voltadas para administradoras de condomínios, oferecendo uma solução completa e integrada. Desenvolveu uma Inteligência Artificial(IA) disponível 24 horas por dia, pronta para resolver desde questões simples até desafios complexos relacionados a finanças, legislação e à rotina condominial. A uCondo já atende 6 mil condomínios, com mais de 560 mil usuários no aplicativo, faz parte do Órbi Conecta (BH), o principal hub de inovação de Minas Gerais. Em 2024, a uCondo lançou a CondoEduca, uma plataforma educativa com cursos para síndicos e administradoras de condomínios.


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