SIGEP 2025: o que podemos aprender com a maior feira de gelato do mundo e aplicar no Brasil
Por Mateus Bragatto*
O mercado brasileiro de sorvetes e gelatos nunca esteve tão aquecido. Em 2023, o consumo no país atingiu 438 milhões de litros, um crescimento de 22,4% em relação ao ano anterior, segundo a Abrasorvete. O setor já movimenta anualmente mais de R$ 13 bilhões e tem potencial para ultrapassar os R$ 18 bilhões neste ano. Esses dados refletem um consumidor cada vez mais exigente, que busca qualidade, inovação e experiências diferenciadas. Diante desse cenário e em busca de novos parceiros, de explorar tendências e entender como podemos continuar elevando a qualidade dos nossos produtos no Grupo The Best, participou da SIGEP 2025 – a maior feira do mundo dedicada ao universo do gelato, realizada anualmente em Rimini, na Itália.
Ao longo de cinco dias reuní insights sobre as principais inovações do setor para acompanhar essa evolução de perto e entender como podemos aplicá-las ao mercado brasileiro. E posso dizer: estamos no caminho certo. Talvez o ponto mais interessante da SIGEP 2025 tenha sido perceber que o Brasil já está no radar do mercado global de gelato. Nossa capacidade de produzir um produto de alta qualidade com excelente custo-benefício coloca o país em uma posição de destaque. O gelato brasileiro tem identidade própria e pode, sim, disputar espaço com os melhores do mundo.
Matéria-prima de excelência: um diferencial que precisa ser reforçado
Mas não só isso: a SIGEP 2025 trouxe diversos aprendizados valiosos. O primeiro deles é a valorização da matéria-prima. O gelato italiano se destaca pela autenticidade dos ingredientes e pelo compromisso com a qualidade – algo que já faz parte do DNA da The Best Açaí. Ingredientes como pistache e avelã seguem sendo destaques do mercado, e aproveitamos a feira para estreitar relações com fornecedores de nuts que podem agregar ainda mais qualidade aos nossos recheios.
No entanto, um ponto importante que observamos é que o Brasil também tem uma enorme riqueza de ingredientes premium que ainda são pouco explorados no segmento. Além de importar matérias-primas de alta qualidade, temos um potencial gigante para fortalecer a valorização de insumos nacionais na produção, como frutas nativas, castanhas brasileiras e cacau de origem controlada.
Inovação nos sabores: o equilíbrio entre o clássico e o ousado
Outro ponto importante foi a percepção de que o consumidor continua buscando inovação em sabores. Se nos últimos anos vimos uma explosão de combinações exóticas, neste ano, a movimentação foi mais sutil, mas ainda assim relevante. O público quer experiências sensoriais únicas, e esse movimento abre espaço para que possamos explorar novos ingredientes e receitas, adaptando o que faz sucesso no mercado europeu à realidade brasileira. Não à toa, a cada dois meses temos lançado sabores diferentes de sorvetes e sorbets para despertar o interesse dos clientes.
Saudabilidade: um caminho sem volta para o setor
Além disso, a SIGEP 2025 reforçou uma mudança que já vínhamos observando: a crescente demanda por produtos alinhados ao bem-estar e à saudabilidade. Produtos ricos em proteínas, com menos açúcar e ingredientes funcionais foram destaque, refletindo a busca do consumidor por indulgência, mas também pensando na saúde. O desafio das marcas brasileiras é alinhar essa necessidade com a preferência do público, que ainda valoriza muito a cremosidade e a intensidade de sabor. Mas não há dúvidas de que esse é um caminho sem volta, e as marcas que souberem equilibrar saudabilidade e indulgência sairão em vantagem.
Tecnologia e eficiência operacional: oportunidades para o Brasil
Por fim, a feira mostrou que a tecnologia segue como uma das grandes forças transformadoras do setor. Equipamentos de ponta para otimizar a produção, novas soluções para refrigeração e sistemas de autoatendimento que melhoram a experiência do consumidor foram alguns dos destaques da feira. No Brasil, ainda temos muito espaço para avançar nessa área, principalmente quando falamos em eficiência operacional e sustentabilidade.
Se há uma conclusão clara da SIGEP 2025, é que o Brasil tem tudo para consolidar sua posição entre os principais players do mundo quando falamos em gelatos e sorvetes e, claro, sem esquecer o nosso famoso, açaí. A qualidade dos nossos produtos já nos permite competir com os italianos, e com investimentos certos em matéria-prima, inovação e tecnologia, temos tudo para crescer ainda mais. O mercado brasileiro está em ebulição, e eventos como a SIGEP são essenciais para nos mantermos na vanguarda das tendências globais, sem perder nossa identidade e autenticidade. O desafio agora é seguir inovando, entendendo o consumidor e trazendo o que há de melhor do mundo do gelato para o nosso país.
*Por Mateus Bragatto, Co-CEO do Grupo The Best que reúne as marcas The Best Açaí, Amadelli Alimentos e AmaFruta
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