Paisagista Mônica Costa celebra a importância do Rio Xingu com jardim inspirador na CASACOR São Paulo 2024

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Malara
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

A paisagista Mônica Costa é comprometida em transformar espaços urbanos em ambientes mais verdes, saudáveis e acolhedores, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente. Logo na entrada da mostra, agraciada pelo espaço aberto, ela realizou um jardim que homenageia e traz a luz a região do Xingu | Foto: Denilson Machado |MCA Estudio A paisagista Mônica Costa é comprometida em transformar espaços urbanos em ambientes mais verdes, saudáveis e acolhedores, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente. Logo na entrada da mostra, agraciada pelo espaço aberto, ela realizou um jardim que homenageia e traz a luz a região do Xingu | Foto: Denilson Machado |MCA Estudio

A principal e mais completa mostra do segmento de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, a CASACOR 2024, recepciona seus visitantes com a visão magnífica do jardim de contemplação, de 265 m², assinado pela arquiteta e paisagista Mônica Costa, veterana do evento em sua quinta participação consecutiva.

Intitulado Caminhos do Xingu, o projeto surge como um lembrete vívido da importância de valorizar o momento presente e de agir com responsabilidade em relação ao planeta e às gerações futuras. A proposta, que se alinha ao tema da edição, ‘De presente, o agora’, se constrói por meio de profundas reflexões sobre uma região brasileira marcada por dois biomas: o Xingu, que abrange o Cerrado e a Amazônia.

Em um mundo em constante movimento, onde o ritmo frenético muitas vezes distancia as pessoas da essência da vida, o jardim é composto por uma vasta vegetação de plantas tropicais em torno de uma ponte de madeira cumaru executada pela Grecco, que encaminha o público para o interior do histórico edifício do Conjunto Nacional, onde acontece a mostra. “A intenção é cada pessoa viva esse percurso como um rio que se encaminha de forma única e orgânica”, reflete a paisagista.

A trilha concebida pela paisagista Mônica Costa para o seu Caminhos do Xingu instiga o visitante a se desconectar, ainda que por poucos minutos, da paisagem urbana que permeia o Conjunto Nacional | Foto: Denilson Machado |MCA Estudio

As folhas de diferentes formatos e texturas são 80% nativas e remetem ao clima e à paisagem da linha do Equador, trazendo uma experiência sensorial que se completa com o uso das peças em madeira carbonizada em todas as jardineiras. Essa escolha criteriosa, bem como a divisória do ambiente em código de barras, remete à responsabilidade com o meio ambiente, em uma alusão ao comércio ilegal de madeira e às queimadas na que ocorrem diariamente na região Amazônica.

Dois bancos de madeira maciça em formato bem orgânico, da Areka’a Brasil, diretamente do Mato Grosso convidam ao descanso e à apreciação da natureza em meio ao turbilhão de informações do cotidiano contemporâneo.

Do lighting designer italiano Filippo Giorgi, que possui seu showroom Lucenera, na cidade de Ribeirão Preto (onde Mônica Costa também tem seu escritório funcional), a iluminação completa a atmosfera de impassibilidade, conexão e força de renovação que a natureza inspira em cada um, entregando a sensação de interação com o ecossistema e de bem-estar.

Para finalizar o sentimento de compromisso com a vida e o planeta, assim como o entendimento de que nós cada um de nós, seres humanos, somos integrantes do cosmos, o jardim conta com um projeto de sonorização da SoulPlay personalizado, com produtos autorais e trilha sonora com remix exclusivo para o evento. Os sons da floresta, amplificados por meio de caixas expostas no estilo de Milão, foram meticulosamente estudados a sintonia com a proposta de unificação e sensações do jardim. “Cada passo dentro do projeto será uma oportunidade de refletir sobre o legado para as próximas gerações”, afirma Mônica.

A trilha sonora do espaço foi remixada por Rafael Pucci, sócio da SoulPlay, e inspirada na trilha sonora do documentário "Xingu Terra" e o filme "Xingu",de Beto Vilares. Esse detalhe enfatiza a dedicação da equipe em proporcionar uma experiência auditiva em harmonia com ambiente e visa aprofundar a conexão dos visitantes com a história e a cultura da região do Xingu, proporcionando uma imersão autêntica e educativa. Este aspecto cria uma ponte sonora que complementa visualmente o jardim projetado por Mônica Costa, reforçando a importância e a beleza do rio e de suas comunidades.

As espécies brasileiras se misturam às curvas do Conjunto Nacional, patrimônio tombado pelo patrimônio, com projeto de David Libeskind | Foto: Denilson Machado |MCA Estudio

Para promover uma atmosfera de conexão com a natureza, cada elemento escolhido por Mônica foi cuidadosamente selecionado para que os convidados possam explorar e vivenciar a jornada sensorial que revela detalhes da flora amazônica e a rica cultura que envolve o Rio Xingu. “Essa abordagem educativa reforça o compromisso em promover a sustentabilidade e a responsabilidade social por meio do design e da arquitetura”, diz ela.

Instalação Artística

A instalação artística foi concebida por Mitushi, artista, ceramista que reside em Florianópolis (SC). Com aproximadamente 4 m e fixação direta sobre parede curva, evidencia o movimento fluido e concebido intuitivamente na hora da instalação.

Para a obra, foi utilizada a linha Cosmos, que representa o infinito particular de cada um, por duas formas arredondadas, formato orgânico e tamanhos diferentes: um verdadeiro convite a estar no presente de maneira mais consciente, percebendo o que se passa dentro e fora de nós, com a natureza e com as leis do Universo.

Composição dos Vasos

De extrema importância para a composição do ambiente, os vasos da Organne são quase uma obra de arte e foram usados como tal: juntos de diferentes formatos, como em uma estante de colecionador.

O paisagismo de Mônica Costa em mais três ambientes da CASACOR 2024

Além do projeto autoral, a paisagista recebeu convites especiais por nomes renomados e veteranos da CASACOR. A profissional deu vida aos jardins dos projetos de mais três ambientes em parceria com o arquiteto Marcelo Salum, que assina o espaço da Duratex; Bárbara Dundes e Cacau Ribeiro, com seus projetos próprios.

SERVIÇO: CASACOR São Paulo 2024
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024
Horário de funcionamento do evento: Terça a Sábado das 12h às 22h; Domingos e Feriados das 11h às 21h
Terça a Sábado das 12h às 20h

Sobre Mônica Costa Paisagismo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2001, Mônica buscou aprimorar seus conhecimentos na área de paisagismo e botânica, concluindo uma pós-graduação, em Lavras e a outra na Ufscar.

Com quase duas décadas de experiência, Mônica Costa atua como paisagista em diversas regiões do Brasil, incluindo Franca, Ribeirão Preto, São Jose do Rio Preto e outros estados como Paraná, Minas Gerais, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Fornecedores:
Areka’a - Arte da Mata: mobiliário: (11) 91710-6084
Arq. Taciana Leme de Carvalho: instalação elétrica| BOX 73 Reformas e Projetos
Grecco Mobiliário Sob Medida: marcenaria e deck de Madeira | (11) 4858-8051 | https://www.greccoad.com.br/
Mitushi: intervenção artística | (48) 991094233 | e-mail:
Organne: vasos https://organne.com.br/
Soulplay: projeto de Sonorização | www.soulplay.com.br | @soulplaysystems 11 97534-3554
Vertflora: plantas https://vertflora.com.br