Brasil,

Blockchain pode combater fraudes em projetos de preservação ambiental; entenda como

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Claudia Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Reprodução internet Crédito: Reprodução internet

91% dos brasileiros perceberam mudanças climáticas nos últimos anos; saiba como a tecnologia pode atuar para reduzir esse impacto e incentivar a preservação ambiental

A preocupação com as mudanças climáticas vem crescendo cada vez mais ao redor de todo o mundo. Segundo estudo da CNI, 91% dos brasileiros perceberam mudanças climáticas nos últimos anos. Na corrida para a minimizar os impactos ambientais, o mundo está buscando soluções inovadoras para mitigar os desastres ambientais na natureza. Nesse cenário, o blockchain, tecnologia que permite a rastreabilidade de dados, surge como ferramenta promissora para combater as fraudes climáticas em projetos de preservação ambiental.

Para Phelipe Spildeman, CEO e fundador da Bluebell Index, climatech especializada no desenvolvimento de ativos ambientais, o blockchain é capaz de fortalecer a confiança das negociações climáticas, uma vez que a tecnologia pode melhorar a transparência e credibilidade do mercado, e, dessa forma, direcionar cada vez mais recursos para os desenvolvedores de projetos.

O mundo tem uma meta global de reduzir as emissões de carbono em zero até 2050, segundo acordo realizado na COP21, Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em 2015.

O tema também foi discutido por grandes eventos globais, nos últimos meses, que alertaram para as “mudanças climáticas” como o principal assunto de discussões, como a COP28, maior evento global de negociação sobre mudanças climáticas. Outro grande conferência que chamou atenção para o debate foi o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que teve a agenda voltada para a resolução da crise climática.

Mas como exatamente o blockchain pode contribuir para combater as mudanças climáticas?

O blockchain é uma tecnologia que permite registrar e compartilhar dados de forma segura e transparente. Essa facilidade pode ser usada para melhorar a rastreabilidade de emissões de gases de efeito estufa e incentivar a preservação ambiental.

Por exemplo, o blockchain pode ser usado para que as transações de créditos de carbono ou ativos ambientais - que envolvem água, solo e carbono - sejam registradas de forma transparente, garantindo que todo o processo de certificação e histórico do projeto de preservação da natureza, sejam efetivamente reduzidas com autenticidade e rastreabilidade.

“A rastreabilidade do blockchain aumenta a confiança dos projetos de preservação da natureza, já que os dados não podem ser facilmente manipulados ou alterados, resolvendo uma das principais dores do mercado de carbono que é o risco reputacional, pela falta de comprovação e registros. Somado a isso, o blockchain agiliza o processo de verificação, reduzindo os os custos ligados ao monitoramento e auditoria das atividades de preservação ambiental”, comenta Phelipe Spildeman, CEO e fundador da Bluebell Index.

Historicamente, o setor de créditos de carbono, prática conhecida como uma uma forma das empresas e indústrias mitigar as mudanças climáticas, sofreu por denúncias de falta de credibilidade, seja pela pela double counting - quando um projeto de compensação de carbono é vendido duas vezes -, falsificação dos projetos ou ainda creditado com mais reduções de emissões do que realmente gera.

O uso de blockchain resolve todos esses problemas, já que quando o projeto é efetivado, o histórico fica sempre disponível, de forma inalterável, em sites de maneira pública e de fácil acesso.

Phelipe Spielmann explica que transações em blockchain não permitem que haja outro registro da mesma transação. Além disso, com a tecnologia os dados são auditados em tempo real, garantindo a confiabilidade dos projetos de preservação ambiental para redução das crises climáticas.

“Durante muito tempo, a natureza transformou a economia e tecnologia ao longo dos últimos 100 anos. Agora, é hora de invertermos essa lógica e de a economia e a tecnologia retribuírem à natureza através da forma como remuneramos seus recursos”, finaliza Spielmann.

Sobre Bluebell Index

A Bluebell Index é uma fintech climática que une empresas e indústrias a proprietários rurais para atuar na mitigação de mudanças climáticas. A startup valoriza, certifica e monetiza ativos ambientais por meio de tokens baseados em blockchain gerados por metodologias internacionais pautadas na ciência e algoritmos proprietários. Os tokens da Bluebell incluem carbono, água, solo e biodiversidade e entregam integridade dos dados e rastreabilidade aos compradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar