Brasil,

Como a engenharia de serviços “descobre” o que está errado na indústria

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  RH NOSSA
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

Em um mundo cada vez mais competitivo, a eficiência e a inovação são fundamentais para o sucesso de qualquer indústria. Porém, identificar e corrigir falhas nos complexos sistemas de produção pode ser um desafio enorme. A partir deste ponto, as empresas estão apostando na engenharia de serviços. Uma prática que transcende a mera terceirização de tarefas, transformando-se em um instrumento de diagnóstico e otimização para as empresas.

Esta nova abordagem oferece uma visão detalhada e multifacetada do funcionamento interno das operações, permitindo que as organizações não apenas identifiquem, mas também resolvam eficazmente os problemas que impedem seu pleno desempenho.

Basta dar uma olhada na lista de benefícios que a engenharia de serviços traz para a empresa para ter a dimensão do quanto essa prática ajuda empresas:

- Entrega indicadores que verificam o desempenho das equipes de trabalho e da estrutura;

- Investiga quais as condições de cada equipe e setor;

- Implementar cronogramas de PCM (planejamento e controle da manutenção);

- Cria metodologia para gestão de ativos;

- Realiza auditorias com os mais diversos relatórios para gestores.

Basicamente, a engenharia de serviços é um diagnóstico completo que pode ser aplicada a nas empresas para identificar e eliminar falhas nas operações enquanto cria ferramentas e procedimentos capazes de padronizar processos, como explica Renato Pádua, gerente comercial da RH NOSSA:

“Quando temos uma produção deficiente, nem sempre o motivo é aparente. Pode ser uma falha na estratégia de logística, mas não dá para descartar falhas na manutenção preventiva de equipamentos, ausência de ações corretivas no estoque ou até mesmo deficiência produtiva no quadro de colaboradores, que também pode ter diversas origens”.

A chamada engenharia de serviços é um termo que vem para substituir a simples terceirização de um setor. Mais do que vender uma solução pronta, a estratégia faz um diagnóstico completo da fábrica e a partir daí identifica o que precisa ser melhorado:

“É como o raio-x capaz no hospital para diagnosticar o que não está visível, evitando possíveis falhas. Sem esse exame, o médico nunca vai saber se a origem do problema respiratório de seu paciente, é de origem viral ou alguma perfuração no pulmão. Tudo vira achismo e o problema seguirá e até mesmo se agravar.” conta Pádua.

O mesmo vale para a engenharia de serviços. Nas fábricas, é impossível determinar onde está o problema sem realizar este estudo complexo. São diversas etapas simultâneas, muitos setores, uma variedade de procedimentos e de pessoas trabalhando, portanto, apenas dar uma voltinha pelo chão de fábrica nunca será suficiente para saber o que está errado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar