Brasil,

O que motivou a criação do Dia Mundial sem carne?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito da imagem: Unsplash Crédito da imagem: Unsplash

Um dos fatores que influenciaram o estabelecimento da data, foram os protestos de grupos contrários a produção pecuária comercial

O Dia Mundial sem Carne é comemorado no dia 20 de março, a partir de protestos da Organização Não Governamental (Ong) Farm Animal Rights Movement, sobre produção pecuária comercial. O movimento começou em 1985, nos Estados Unidos e se espalhou em diferentes partes do mundo, com apoio dos grupos de pessoas veganas.

A título de esclarecimento, o veganismo é um estilo de vida contrário a exploração de animais, para produção de alimentos, vestuário ou qualquer outra finalidade. A informação pode ser confirmada no livro “The Vegan Society”, lançado em 1944, no Reino Unido. Sendo assim, o grupo não utiliza nenhum produto que use partes de animais na formulação.

No Brasil, a campanha começou em 2009, divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que além de esclarecer a população sobre o sofrimento dos animais criados comercialmente, defende a substituição da proteína animal pelo vegetal.

Do mesmo modo, substituir proteínas animais (pelo menos duas vezes por semana) com altos índices de gordura, significa investir em uma alimentação mais saudável e com gorduras solúveis (ácidos graxos como ômega 3 e 6) benéficos ao organismo.

As proteínas vegetais já existem no mercado brasileiro há alguns anos, como por exemplo, nos leites e óleos vegetais, além da proteína de soja. Contudo, nos últimos cinco anos, o setor chamado de Plant-based (cuja tradução literal é, à base de plantas) obteve um crescimento anual de 11,1%.

Os dados apresentados pela consultoria Euromonitor apontaram ainda, que o faturamento das empresas que fabricam alimentos com proteínas vegetais dobrou, no intervalo de cinco anos, passando de US 48,8 milhões pra US$ 82,8 milhões. A projeção é de que as vendas cresçam ainda mais, em razão da diversidade de novos produtos e alcance US$ 131,8 milhões até 2025.

Considerando os vários aspectos envolvidos na produção comercial de proteínas animais, o Senac EAD lançou o bacharelado em Engenharia da Produção e Tecnologia em Gastronomia. A formação permitirá aos alunos terem melhor conhecimento sobre o mercado ou empreenderem no ramo de alimentos plant-based.

Em pós-graduação, existem várias opções de especialização lato sensu na área de nutrição. Os títulos oferecidos são essenciais para quem deseja atuar no segmento de consultoria em serviços de alimentação, com ingredientes de origem vegetal.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar