Evonik atinge previsão para 2023 e espera lucro maior em 2024

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Evonik atinge previsão para 2023 e espera lucro maior em 2024

• EBITDA ajustado de 1,66 bilhão de euros e vendas de 15,3 bilhões de euros em 2023

• Perspectiva para 2024: EBITDA ajustado entre 1,7 bilhão de euros e 2,0 bilhões de euros

• Metas para o programa "Evonik Tailor Made" em vigor: menos níveis de gestão, decisões mais rápidas

A Evonik atingiu a previsão de 2023, apesar de um ambiente continuamente desafiador. O EBITDA ajustado da empresa de especialidades químicas totalizou 1,66 bilhão de euros, dentro da faixa prevista de 1,6 bilhão a 1,8 bilhão de euros. Os volumes de vendas do grupo diminuíram 17%, para 15,3 bilhões de euros, também dentro da faixa estimada de 14 bilhões a 16 bilhões de euros.

"As diversas crises ao redor do mundo afetaram nossos resultados", afirma Christian Kullmann, Presidente da Diretoria Executiva. "Enfrentamos os desafios com os esforços de todos os nossos colaboradores. No entanto, as condições gerais não serão mais fáceis, por isso continuaremos com a reestruturação fundamental do Grupo".

O foco na gestão de liquidez foi muito bem-sucedido. O fluxo de caixa livre em 2023 totalizou 801 milhões de euros ─ ainda maior do que no ano anterior ─ graças à gestão prudente do capital de giro líquido e à rigorosa disciplina de investimentos. A taxa de conversão de caixa, a relação entre o fluxo de caixa livre e o EBITDA ajustado, atingiu sólidos 48%. Em 2022, foi de 32%. Os pagamentos de investimentos em imobilizados, instalações e equipamentos foram reduzidos para 793 milhões de euros em 2023, em comparação com 865 milhões de euros em 2022. A Evonik também alcançou sua meta de economia para 2023, de 250 milhões de euros, por meio de medidas para proteger os lucros.

"Em tempos difíceis, a primeira coisa a se fazer é manter o dinheiro em caixa", diz Maike Schuh, CFO da Evonik. "Mantivemos nossa capacidade de agir. Isso foi desafiador em alguns momentos, mas também foi bem-sucedido. Portanto, daremos continuidade a essas medidas no ano corrente".

A Diretoria Executiva irá propor à Assembleia Geral Anual de Acionistas, em 4 de junho, um dividendo anual inalterado de 1,17 euros por ação. Isso corresponde a um rendimento de dividendos altamente atrativo de cerca de 7%. "A continuidade dos dividendos é fundamental para nossos investidores de longo prazo", afirma Schuh. "Nosso saudável fluxo de caixa livre nos permite manter nossa reputação como uma das principais ações pagadoras de dividendos, mesmo em um ambiente difícil".

Os volumes vendidos refletiram as condições desfavoráveis. Eles diminuíram 8% em 2023. Os preços de venda caíram 3%. A Evonik registrou um prejuízo líquido de 465 milhões de euros em 2023, devido a amortizações excepcionalmente altas e aos encargos decorrentes de medidas estruturais, a maioria dos quais ocorreu até 30 de setembro. No ano anterior, a Evonik registrou um lucro líquido de 540 milhões de euros.

A Evonik não espera uma recuperação econômica em 2024. Por isso, as despesas de capital serão limitadas a cerca de 750 milhões de euros. A empresa espera um aumento no EBITDA ajustado para uma faixa entre 1,7 bilhão e 2,0 bilhões de euros, com vendas entre 15 bilhões e 17 bilhões de euros. A taxa de conversão de caixa deve ficar em torno de 40%.

"Não devemos nos iludir, mesmo que haja leves sinais de recuperação: o que estamos vivenciando atualmente não são flutuações cíclicas, mas mudanças significativas e consequentes do nosso ambiente econômico", diz Kullmann. "Estamos enfrentando esse desafio com o programa 'Evonik Tailor Made', que mudará nossa estrutura organizacional para melhor".

A primeira fase do 'Evonik Tailor Made' foi concluída. Todas as estruturas e os processos da empresa foram analisados detalhadamente nos últimos meses. Com base nessa análise, a Evonik irá projetar e estabelecer uma nova estrutura organizacional até o final de 2026. A Evonik pretende eliminar atividades administrativas que não apoiam diretamente seus negócios. Ao mesmo tempo, tarefas-chaves serão agrupadas de forma consistente na nova estrutura. O número de níveis hierárquicos abaixo da Diretoria Executiva será reduzido para um máximo de seis, enquanto os procedimentos de revisão e aprovação serão significativamente acelerados. Em todo o grupo, os gerentes irão liderar diretamente uma média de sete colaboradores, ao invés de um a quatro como ocorre atualmente.

Como resultado, a Evonik se tornará mais enxuta, rápida e terá uma estrutura de custos significativamente reduzida. Até 2.000 empregos serão cortados em todo o mundo, incluindo um número acima da média de posições de gerência. A maior parte desses ajustes, cerca de 1.500 empregos, será feita na Alemanha. A Evonik espera reduções de custos de cerca de 400 milhões de euros por ano após a conclusão do programa em 2026. Cerca de 80% dessas economias serão decorrentes de reduções de pessoal, e o restante virá de custos menores com materiais. Os primeiros efeitos do 'Evonik Tailor Made' devem se materializar ainda este ano.

"Optamos por seguir nosso próprio caminho, feito sob medida para a Evonik, sem consultores externos, para alcançar os melhores resultados possíveis", diz Thomas Wessel, Diretor de Recursos Humanos e Diretor do Trabalho. "Está claro que a nossa empresa será muito diferente daqui a dois anos ─ muito mais dinâmica e eficiente. Alcançaremos isso da maneira justa pela qual a Evonik é conhecida: focada em objetivos comuns e respeitosa em suas relações".

Nas próximas semanas, a Diretoria Executiva e os órgãos de co-determinação negociarão como os cortes de empregos planejados serão executados de forma socialmente responsável.

Desenvolvimento nas divisões

Specialty Additives

O desempenho da divisão Specialty Additives em 2023 foi afetado pela fraca demanda e uma redução perceptível nos estoques dos clientes. Isso resultou na subutilização da capacidade das instalações e na pressão associada sobre as margens. As vendas diminuíram 16% para 3,52 bilhões de euros, principalmente devido a volumes visivelmente menores e efeitos cambiais negativos. Os preços permaneceram estáveis. A demanda por produtos para os setores de construção e revestimento diminuiu em todas as regiões. As vendas de aditivos para espumas de poliuretano e bens de consumo duráveis diminuíram devido a volumes menores e a uma ligeira queda nos preços. Os aditivos para o setor automotivo sofreram uma queda no volume de vendas, enquanto os preços se mantiveram estáveis. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 29%, chegando a 673 milhões de euros. A margem EBITDA ajustada caiu de 22,6% no ano anterior para 19,1% em 2023.

Nutrition & Care

Na divisão Nutrition & Care, as vendas diminuíram 15% para 3,61 bilhões de euros, principalmente devido aos preços mais baixos no negócio de Nutrição Animal e aos efeitos negativos da moeda. A divisão Animal Nutrition registrou preços significativamente mais baixos para os aminoácidos essenciais, mas a tendência de queda diminuiu na segunda metade do ano. Os volumes de vendas aumentaram ligeiramente. No geral, as vendas de Animal Nutrition permaneceram significativamente abaixo do ano anterior. Em Health & Care, a receita diminuiu devido a volumes menores, apesar de uma ligeira melhora nos preços. Os ingredientes cosméticos ativos tiveram bom desempenho, enquanto a demanda por lipídios farmacêuticos para uso em vacinas baseadas em mRNA diminuiu. O EBITDA ajustado da divisão caiu 43%, para 389 milhões de euros. Com 10,8%, a margem EBITDA ajustada ficou abaixo do nível do mesmo período do ano anterior (16,0%). Em resposta ao fraco desempenho, a Evonik ajustou o modelo operacional para aminoácidos no início do ano, o que já produziu efeitos positivos perceptíveis em 2023. A economia total de cerca de 200 milhões de euros deve se materializar até 2025.

Smart Materials

As vendas na divisão Smart Materials diminuíram 15%, para 4,46 bilhões de euros, devido a uma queda perceptível na demanda e efeitos cambiais negativos. Os preços permaneceram estáveis. Os produtos inorgânicos tiveram vendas significativamente menores devido à queda na demanda em quase todos os segmentos de mercado. Embora as aplicações especiais ecologicamente corretas para o peróxido de hidrogênio tenham se desenvolvido positivamente, as instalações de produção na Ásia foram temporariamente paralisadas devido à fraca demanda. Enquanto as sílicas para o setor automotivo apresentaram uma tendência estável, a demanda foi mais fraca em outros mercados finais. Os polímeros de alto desempenho registraram preços e volumes mais altos, apoiados por novas capacidades de produção. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 27% para 540 milhões de euros. Os lucros também foram afetados negativamente por uma paralisação planejada para manutenção do polímero de alto desempenho poliamida 12. A margem EBITDA ajustada diminuiu para 12,1%, ficando abaixo dos14,2% do ano anterior.

Performance Materials

As vendas na divisão Performance Materials diminuíram 22% para 2,55 bilhões de euros. O ano anterior incluiu as vendas anuais completas da unidade de Luelsdorf, na Alemanha, que foi vendida em 30 de junho de 2023. Os negócios com produtos da cadeia C4 registraram volumes em declínio e preços significativamente mais baixos. Como resultado, as vendas diminuíram significativamente. As vendas de superabsorventes também diminuíram devido à menor demanda da Europa. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 68%, para 111 milhões de euros. A margem EBITDA ajustada de 2023 diminuiu para 4,4% em relação aos 10,8% de 2022.

Informações da Empresa

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2023, registrou vendas de 15,3 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 1,66 bilhão de euros. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, lucrativas e sustentáveis para seus clientes. Mais de 33.000 colaboradores trabalham juntos em prol de um objetivo comum: melhorar a vida das pessoas hoje e no futuro.

Ressalva:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e declarações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função das mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.