Castelo Alimentos destina R$ 270 mil para beneficiar projetos sociais em 2024

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nayara Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Castelo Alimentos destina R$ 270 mil para beneficiar projetos sociais em 2024

Mais de 26 mil pessoas serão impactadas com a ação da empresa que, nos últimos 5 anos, destinou cerca de R$ 1,6 milhão para entidades assistenciais

A Castelo Alimentos, maior empresa de vinagres da América Latina e referência em temperos e conservas, acaba de anunciar a destinação de R$ 270 mil para auxiliar 11 projetos sociais no país em 2024. Serão beneficiadas pelo repasse iniciativas ligadas à saúde, educação, cultura e esportes, áreas alinhadas aos valores da marca.

Por meio de leis de incentivo, este ano, a lista de entidades incluídas no repasse contempla cinco projetos do setor cultural: Projeto Guri (Polo Jundiaí), Projeto Arte do Bem, Orquestra Sinfônica de Valinhos, Natal Luz Jundiaí e Festival Raízes; um da área educacional: Projeto Oficina do Código, que forma jovens em situação de vulnerabilidade para o mercado de tecnologia; dois do setor de esportes: Escolinha de Triathlon Formando Campeões e Praia de Paulista; duas entidades de saúde: Projeto Equoterapia e Hospital Boldrini; e uma iniciativa de saúde, amparo e acolhimento de idosos: Casa do Vovô de Ribeirão Preto.

Marcelo Cereser, Diretor Superintendente da Castelo, destaca que o repasse anual faz parte dos esforços da empresa para contribuir cada vez mais com o desenvolvimento social do país. “Estar há 118 anos no mercado faz com que nossa marca tenha a confiança dos brasileiros e seja também uma referência. Por isso, procuramos apoiar iniciativas que estejam alinhadas aos nossos valores e que impactem positivamente no desenvolvimento da nossa comunidade”, ressalta Marcelo.

O histórico de atuação social da marca

Nos últimos cinco anos, os repasses realizados pela Castelo a projetos sociais somam mais de R$ 1,6 milhão. Entre os anos de 2021 e 2023, mais de 30 entidades sociais foram contempladas pelos aportes da empresa, incluindo instituições como o Grendacc, o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA), o Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e o Projeto Guri.

Além do repasse anual, a Castelo também é reconhecida como uma “Empresa Amiga da Criança”, certificação da Fundação Abrinq que reconhece ações realizadas por empresas em prol da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Em 1999, a Castelo Alimentos foi a primeira empresa de Jundiaí a receber a certificação da Abrinq. O patrocínio de eventos esportivos também é uma área de forte atuação da empresa, como forma de incentivar a prática de exercícios e uma vida saudável.

Trabalhando ainda o bem-estar social dentro da empresa, a marca proporciona aos seus colaboradores e familiares diversos benefícios extras tais como: kit de material escolar; presente no Dia das Crianças e Natal; além de presentear os colaboradores com o “Dia Feliz” — descanso do trabalho no dia do aniversário, possibilitando que os aniversariantes celebrem a data com seus familiares.

Projetos apoiados pela Castelo em 2024

O repasse financeiro feito pela Castelo será destinado aos projetos via Lei Rouanet, Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD), Lei de Incentivo ao Esporte, Fundo de Incentivo ao Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). Confira a lista e descrição dos projetos:

Projeto Guri (Lei Rouanet de Incentivo à Cultura): Projeto de ensino musical com aula de canto e diversos instrumentos para crianças e adolescentes com polos espalhados por todo o Brasil. A Castelo patrocina o Polo Jundiaí, que atende mais de 600 crianças todos os anos.

Arte do Bem (Lei Rouanet de Incentivo à Cultura): projeto sociocultural que, há 13 anos, vem popularizando a música instrumental e ajudando instituições renomadas do terceiro setor. O projeto realiza, entre outros eventos, shows da Orquestra Rock, grupo formado exclusivamente para a Arte do Bem, e reverte a renda para causas filantrópicas.

Orquestra Filarmônica de Valinhos (Lei Rouanet de Incentivo à Cultura): Formada por aproximadamente 40 instrumentistas e um maestro titular, hoje é reconhecida como um dos mais importantes bens culturais da cidade de Valinhos, apresentando-se regularmente no município, além de realizar concertos em outras cidades da região e turnês por outros estados.

Natal Luz (Lei Rouanet de Incentivo à Cultura): Vila Natalina em Jundiaí.

Projeto Raízes (Lei Rouanet de Incentivo à Cultura): feira de gastronomia saudável, o evento é realizado no mês de outubro em SP, doa em torno de seis mil refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade e realiza aulas para ensinar sobre reaproveitamento de alimentos.

Projeto Escolinha de Triathlon (Lei de Incentivo ao Esporte): tem o objetivo de formar novos atletas na modalidade triathlon em Jundiaí, atendendo 50 crianças entre 08 e 17 anos de idade.

Praia de Paulista (Lei de Incentivo ao Esporte): campeonatos de beach tennis, vôlei de praia e beach soccer em São Paulo. Com atletas profissionais e amadores, o evento reúne muitos interessados pelo esporte.

Oficina do código (FUMCAD): o objetivo é formar jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de tecnologia, visando empregabilidade e futuro mais próspero.

Equoterapia (Pronas): método terapêutico e educacional no qual o cavalo é o agente promotor. O projeto fica em Itatiba e oferece terapias, com qualidade e humanização para pacientes que necessitam de desenvolvimento motor, emocional e cognitivo. O projeto é gratuito e atende 56 crianças e adolescentes.

Hospital Boldrini - Campinas (Pronon): desenvolvimento pré-clínico de uma abordagem terapêutica dirigida a pacientes oncológicos pediátricos. Trata-se de pesquisa e tratamento para crianças e adolescentes que passam pelo tratamento do câncer e às vezes se encontram em cuidados paliativos.

Casa do Vovô – Ribeirão Preto (Fundo Municipal do Idoso): com mais de 40 anos de atuação na proteção social de alta complexidade (abrigo institucional), a Casa do Vovô acolhe idosos com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, residentes na cidade de Ribeirão Preto.

Sobre a Castelo

No mercado desde 1905, a Castelo Alimentos, antiga Vinagre Castelo, é a maior empresa de vinagres da América Latina. Considerada uma das mais importantes indústrias de alimentos, a empresa comercializa mais de 120 produtos, desde vinagres de vinho, de arroz, maçã e saborizados, até temperos completos, molhos para salada, molhos condimentados, balsâmicos, azeites, conservas, palmitos, patês, entre outros. Nos últimos anos, a Castelo Alimentos desenvolveu um projeto de conquista do mercado internacional com a exportação de seus produtos para diversos países, como Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai, Japão, Emirados Árabes, Angola, Portugal, Holanda e Inglaterra.