Orgânicos e modernos, tendência de mobiliário chega ao Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MC Comunicação Rio
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

pixabay pixabay

Inaugurada no período da pandemia, a Harmony Studio Miami cresceu e aportou no Brasil, em 2022, com fábrica própria. A ideia de customizar o ambiente familiar durante o período de isolamento das famílias poderia ter sido transitório, mas a tendência de tornar a casa mais aconchegante se manteve e levou a Harmony a desenvolver projetos personalizados, sobretudo, artesanais e sofisticados.

- Nosso mobiliário pode ser definido como os ‘orgânicos modernos’, onde predominam os tons bege, os naturais das madeiras como nogueira e carvalho, o branco e tons de cinza. As nuances de verde e azul também estão presentes na nossa produção -, explica Salim Skaf, dono da marca Harmony, que expandiu para o mercado de exportação. Ele explica, ainda, que na linha de naturais e orgânicos as peças podem ter qualquer tamanho e que as demandas vêm de um público exigentes, consciente das questões ambientais, e que deseja integrar os elementos da natureza ao estilo de vida.

Tecnologia de impressão 3D

Outra novidade da marca Harmony é a tecnologia de impressão 3D, que está revolucionando diversos setores da indústria, incluindo o de móveis sustentáveis. De acordo com Salim Skaf, engenheiro de computação e empresário brasileiro, a marca focada em sustentabilidade e impressão 3D permite a fabricação de peças complexas e personalizadas de forma rápida e eficiente com menos desperdício de materiais. “Além de sustentáveis não deixam de ser sofisticados e personalizados”, complementa Salim.

O CEO Skaf possui formação continuada com MBA em Administração de Empresas pela Lynn University. Ele diz que o caminho do aprendizado e aperfeiçoamento conduziu a Harmony a conquistar novos horizontes, dentre eles, a tecnologia de impressão 3D, que permite cálculos mais precisos e menor geração de resíduos durante o processo. “Materiais mais sustentáveis, como plásticos reciclados e os biodegradáveis; redução do desperdício de materiais; fabricação de peças com formas complexas e personalizadas. Esses são fatores nem sempre possíveis com os métodos tradicionais de produção”, ensina Salim.

Novo olhar para o mobiliário brasileiro

As peças da Harmony são desenvolvidas e projetadas no EUA, cujo foco é o mercado local do EUA e o internacional. A integração com a fábrica no Brasil, em Maringá PR, permite a Harmony ter produção própria e criteriosa, além de materiais apropriados na linha de produção; atende ao mercado interno desse país e atrai investimentos; gera qualidade das exportações e um novo olhar para o mobiliário brasileiro. “Produzimos peças em qualquer tamanho e isso é raro no mercado mobiliário onde prevalece a produção de conglomerados “, diz Skaf.

Dentre os itens da marca estão, camas, bancos e pufes, espreguiçadeiras e lounge, mesas de centro, consoles, escrivaninhas, cadeiras de jantar, bancos de balcão, mesas de jantar, poltronas, sofás, espelhos, mesinhas de cabeceira, cômodas, sofás, mesas laterais, aparadores, bares, carrinhos de bar e tapetes. Na variedade de cerca de 200 tecidos, há 50 em couros, 25 acabamentos de pintura e 10 tipos de madeira. Todas as peças são confeccionadas com materiais de qualidade e métodos ecologicamente corretos.