Não espere a chuva chegar, revise seu sistema de nobreaks e baterias estacionárias antes da alta temporada

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cleide de Paula
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Photo by Claudio Schwarz on Unsplash Photo by Claudio Schwarz on Unsplash

Manutenção preventiva é importante para garantir desempenho confiável durante quedas de energia

Com as fortes chuvas e tempestades que o País tem enfrentado recentemente, aumentam os riscos de quedas de energia, por conta de ventos fortes, quedas de árvores, entre outros danos, causados pela força da natureza.

Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios feito no mês de setembro, revelou que 5,8 milhões de brasileiros foram diretamente afetados pelo impacto das chuvas e das secas em 2023, incluindo casos de perda de vidas, desalojamentos e perdas econômicas significativas. A estimativa também indicou que, apenas neste ano, o Brasil já sofreu prejuízos de R$ 50,5 bilhões na economia, devido a tempestades e longos períodos de estiagem.

Nas temporadas de chuva, as quedas de energia se tornam constantes. As baterias estacionárias são bastante usadas por hospitais e grandes empresas, como as de tecnologia, telecomunicações e serviços essenciais e iluminação pública, pois ajudam a manter a energia em casos de interrupção e para usos intensivos. Como suprem a demanda nos momentos de falta de energia, precisam ter uma boa durabilidade para atender as necessidades de cada consumidor.

Esse tipo de bateria consegue suportar ciclos de descarga profundos, já que foi projetada para oferecer uma quantidade constante de corrente por períodos longos. Elas se diferem das baterias de carros, motos e veículos pesados, pois conseguem suportar bastante descarga sem prejuízos a sua vida útil. “Por isso elas são encontradas em sistemas de iluminação de emergência e em grandes sistemas de telecomunicações e de energias renováveis, como a eólica e solar”, afirma Bruno Penha, engenheiro de Produto da Clarios, detentora da marca de baterias estacionárias Freedom.

Cuidados necessários

A durabilidade é algo muito importante para as baterias estacionárias, já que elas suprem o fornecimento de energia em momentos de queda e para usos intensivos. Empresas que usam nobreaks por conta de luzes de emergência, alarmes, câmeras de segurança devem promover uma revisão geral no banco de baterias estacionárias, conectado ao nobreak, assim minimiza-se o risco de ficar sem energia.

A manutenção adequada de baterias estacionárias é crucial para garantir o desempenho e a vida útil prolongada desses dispositivos.

Algumas dicas importantes do engenheiro de Produto da Clarios, Bruno Penha:

1) Limpeza dos terminais

Mantenha os terminais e os conectores limpos e livres de corrosão. Use uma solução de bicarbonato de sódio e água para limpar os terminais, e uma escova de cerdas metálicas para remover a corrosão.

2) Monitoramento da tensão

Meça a tensão da bateria regularmente para garantir que esteja dentro dos limites especificados pelo fabricante. A tensão pode fornecer uma indicação do estado de carga da bateria.

3) Evitar descargas profundas

Evite descarregar a bateria completamente, pois isso pode reduzir significativamente sua vida útil. Baterias estacionárias funcionam melhor quando mantidas em um estado de carga mais elevado.

4) Utilização de carregadores adequados

Utilize carregadores recomendados pelo fabricante que sejam compatíveis com o tipo de bateria estacionária que você está utilizando. Carregadores inadequados podem danificar a bateria.

5) Realize inspeções visuais

Realize inspeções visuais periódicas para procurar vazamentos, danos ou qualquer outro problema aparente. Se notar algo incomum, tome medidas imediatas.

6) Armazenamento adequado

Caso necessite armazenar a bateria por um período prolongado, certifique-se de que ela está totalmente carregada. Verifique periodicamente o nível de carga durante o armazenamento e recarregue conforme necessário.

7) Proteção contra curto-circuito

Evite curtos-circuitos nos terminais da bateria. Mantenha os cabos e conectores em boas condições e evite contato direto com objetos metálicos.

Para mais informações, acesse: www.freedom estacionaria.com.br

Sobre a Clarios

A Clarios é líder mundial em soluções avançadas de armazenamento de energia. Trabalhamos em parceria com nossos clientes do mercado de reposição e de equipamentos originais para atender à crescente demanda do mercado por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16.000 funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de tecnologias em baterias para praticamente todos os tipos de veículos. Nossas tecnologias oferecem desempenho de última geração de forma sustentável e trazem confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Agregamos valor em todos os elos da cadeia de suprimentos, garantindo que até 99% dos materiais de nossas baterias sejam recuperados, reciclados e reutilizados, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que todos compartilhamos. Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners.