Brasil,

Limpeza CIP: sustentabilidade também é aliada na limpeza industrial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ligia Cerdeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Limpeza CIP: sustentabilidade também é aliada na limpeza industrial

Por Rafael Mattos

Limpeza CIP é aquela feita por meio do jateamento e/ou recirculação de soluções de limpeza. Este método evita longas paradas de produção para a limpeza de equipamentos.

O conceito Limpeza CIP, do termo “importado” Clean In Place, é a limpeza industrial automatizada, que não traz a necessidade de desmontar maquinários, tubulações, reatores e outros equipamentos. Também traduzida como “limpeza no local”, é aquela feita por meio do jateamento e/ou recirculação de soluções de limpeza.

Este método assume papel muito importante em várias indústrias, pois consegue entregar resultado unindo qualidade e ótimo aproveitamento do tempo, já que não há necessidade de longas paradas de produção para a sua execução.

Várias classes de produtos podem ser utilizadas para otimizar a limpeza CIP. As mais comuns são:

- Os tensoativos, que têm a função de detergência e dispersão da sujidade
- Os ácidos, utilizados para remoção de incrustação inorgânica e salinas – além de conferirem desinfecção em alguns casos
- As bases, responsáveis pela remoção da sujidade orgânica, saponificação de gorduras e óleos e a remoção de proteínas, por exemplo.

Esses produtos são graduados quanto ao seu perfil toxicológico ou ecológico, podendo ser totalmente biodegradável (OECD 301), biodegradável em águas marinhas (OECD 306), virtualmente livre de compostos orgânicos voláteis, que não contenham nitrogênio, fósforo, halogênio, entre outras possibilidades.

A indústria já dispõe de versões mais sustentáveis, que evitem impacto negativo ao meio ambiente. Podemos citar como exemplo o ácido metanossulfônico da BASF, Lutropur® MSA, que é biodegradável e tem desempenho superior a outros ácidos para a mesma aplicação. O ácido metanossulfônico apresenta performance diferenciada principalmente por dois fatores: por ser um ácido extremamente forte (pKa -1,9) e também porque seus sais apresentam grande solubilidade em água.

Em testes realizados, a solução ficou transparente de forma mais rápida do que com os demais ácidos avaliados, o fosfórico, sulfâmico, glicólico e cítrico. Quanto mais rápido o sistema deixa de ser turvo, mais rápido e melhor o ácido “dissolve” os sais no meio aquoso, o que representa uma medida indireta para o poder de desincrustação do ácido.

Para além do exemplo do ácido aplicado na desincrustação de sais, há diversas outras demandas das indústrias para a limpeza e manutenção dos equipamentos, para aumentar sua vida útil e garantir a qualidade dos produtos dessas fábricas.

A solução ideal depende do tipo de sujidade principal no equipamento ou meio. Nesse sentido, procuramos apoiar com nossos especialistas a utilização de fórmulas específicas, com soluções em tensoativos, ácidos e polímeros, avaliando cada necessidade com base no tipo de sujidade principal do meio. Assim, limpeza eficiente, produtividade e sustentabilidade podem caminhar juntas na manutenção industrial.

Rafael Mattos, especialista técnico de limpeza Industrial & Institucional da BASF


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar