Brasil,

Projeto convida população a contribuir com pesquisa de monitoramento de budiões

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lívia Cabral
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Budião-azul, Scarus trispinosus - Caio Salles Budião-azul, Scarus trispinosus - Caio Salles

Programa Ciência Cidadã ajuda a construir base de dados com registro de espécies em diversos pontos do litoral brasileiro

O budião – ou peixe papagaio - é considerado uma das espécies marinhas mais bonitas da fauna brasileira. Há o multicolorido budião-verde, que é não apenas verde, mas também laranja e um pouco azul; tem as nadadeiras quase fosforescentes do budião-cinza; e ainda o carisma do budião-azul, cuja combinação de cores e a posição da boca fazem parecer que ele está sorrindo. Além da beleza, a espécie desempenha um papel fundamental para a manutenção dos nossos recifes, se alimentando de algas que os cobrem, garantindo assim o crescimento saudável dos corais.

O monitoramento, avaliação e status populacional dos budiões são realizados na costa brasileira por pesquisadores do Projeto Budiões, que é patrocinado pela Petrobras e também atua na pesquisa e educação ambiental para a conservação da espécie. O Projeto convida a população a participar do seu programa de Ciência Cidadã, registrando os avistamentos de budiões durante mergulhos turísticos, exploratórios ou de pesca em quaisquer pontos do litoral do país.

Para contribuir, basta acessar o site budioes.org e preencher o formulário de Ciência Cidadã, anexando uma foto do peixe avistado, entre outras informações. Para facilitar a identificação da espécie, o Projeto Budiões incluiu no formulário uma lista com imagens dos peixes em suas diferentes fases de vida.

O objetivo do programa é elaborar uma base de dados que ajude no mapeamento e monitoramento da presença das espécies de budiões em vários locais do litoral brasileiro. “Estes dados ampliarão nosso conhecimento científico sobre as espécies e serão fundamentais na criação de políticas públicas que visam a conservação e uso sustentável dos recursos naturais marinhos. Ao registrar os avistamentos de budiões na nossa plataforma, o ‘cientista-cidadão’ estará colaborando com o enriquecimento de dados científicos e, por consequência, ajudando a preservar estas incríveis espécies”, destaca o biólogo Carlos Hackradt, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e coordenador geral do Projeto Budiões.

Sobre o Projeto Budiões

Pela sua função na manutenção do equilíbrio dos ambientes recifais, esses peixes se tornaram o foco do nosso Projeto, o Projeto Budiões.

Após o período inicial de foco nas ações digitais, devido à pandemia e recomendação de saúde para distanciamento social, o Projeto Budiões dá continuidade às suas ações iniciando suas atividades com saídas a campo com o objetivo de coletar dados e adquirir conhecimentos científicos que auxiliem na conservação dos ambientes recifais e dos budiões.

Com o patrocínio Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, novas perspectivas e ações para a Conservação, Educação Ambiental e Pesquisa Científica são realizadas em nossas áreas de atuação: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Além de realizar todas as atividades com zelo e dedicação, nossos principais compromissos são: integrar pessoas, realizar pesquisas e monitoramentos e fomentar a implementação de políticas públicas para que a conservação dos budiões e dos ambientes recifais aconteça de fato.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar