Brasil,

Monitoramento realizado pelo Coral Vivo constata que corais brasileiros se mantiveram saudáveis devido a fase fria do El Niño

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Névoa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

O projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras, analisa permanentemente como os impactos naturais e, também, os produzidos por ações humanas, como as mudanças climáticas, têm afetado a saúde dos corais e, por consequência, do oceano.

Esse acompanhamento continuado de longa duração tem auxiliado no entendimento sobre como o aquecimento global afeta os ambientes de recife de corais. O aumento da temperatura da superfície do oceano é a principal causa do branqueamento dos corais, caracterizado pelo rompimento da “parceria” entre os corais e as microalgas que vivem no seu tecido e lhe fornecem energia.

“Quando sob estresse térmico, os corais perdem algas simbiontes que vivem em seus tecidos e lhes fornecem alimento. Sem as algas, os corais ficam pálidos, com o seu esqueleto branco visível, e malnutridos. Por conta disso, o branqueamento produz intensa mortalidade de corais”, explica Miguel Mies, coordenador de pesquisa do Coral Vivo.

O monitoramento realizado pelo Coral Vivo nos anos de 2021 e 2022, revelou que, nesse período, não houve branqueamento significativo em nenhum dos 15 pontos monitorados, em função da fase fria do El Niño. A pesquisa mostrou que menos de 10% dos corais apresentaram branqueamento e, consequentemente, não houve mortalidade associada.

“O monitoramento é crucial para o acompanhamento da saúde dos ambientes recifais brasileiros, pois ele nos permite avaliar o impacto que esses ambientes poderão sofrer, por exemplo, em 2023 e 2024, quando deverá ocorrer uma fase quente do El Niño, acarretando severas ondas de calor”, Mies ressalta.

Entre 1998 e 2017, o branqueamento causou a morte de mais de 50% dos corais do Caribe e da Grande Barreira de Corais.

“No Brasil, os números são mais baixos, porém em 2019 enfrentamos o pior evento de branqueamento da história”, explica Mies.

Desde então, o Projeto Coral Vivo montou o maior programa de monitoramento integrado nacional de branqueamento do mundo, cobrindo 2.500 km da costa. Em Arraial d'Ajuda, no sul da Bahia, e no litoral Sul de Pernambuco, pontos focais do Coral Vivo, desenvolvem ações de monitoramento em importantes recifes costeiros de forma mais intensa, com diversas campanhas anuais, permitindo um olhar mais atento a esses ricos ecossistemas que se mostram cada vez mais vulneráveis às mudanças climáticas.

“Isso garante, muitas vezes, informações cruciais para tomada de ações e análise de cenários não só de pesquisa, mas também no âmbito das políticas públicas, que geralmente carecem de dados ambientais”, ressalta Carlos Henrique Lacerda, coordenador regional de pesquisa do Projeto Coral Vivo.

O Projeto Coral Vivo, com patrocínio da Petrobras e em parceria com 13 universidades, realiza o monitoramento em Abrolhos e Porto Seguro, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, além de 10 outros ambientes recifais da costa.

Sobre o Coral Vivo

Patrocinado pela Petrobras desde 2006, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por 13 universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que já foi coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), e segue apoiando a iniciativa.

Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

O Coral Vivo faz parte também da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, todos projetos apoiados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar