Parâmetros Técnicos Para Divulgação de Práticas Sustentáveis Amplia Importância de Ir Além do Discurso
Viviene Bauer*
Há pouco mais de 30 anos o tema sustentabilidade começou a frequentar o noticiário e também as empresas. Na época, era imediatamente associado ao meio ambiente e as grandes corporações viram a necessidade de iniciar um processo de responsabilidade ambiental. No entanto, o conceito ESG vai além disso e envolve os pilares ambiental, social e econômico. Tal conceito tem ficado cada vez mais claro, especialmente às companhias de capital aberto, uma vez que precisam prestar contas aos seus investidores.
O fato é que ESG [Environmental, Social and Governance] sempre existiu, agora, no entanto, nunca foi um assunto tão comentado e algo tão buscado pelas empresas, porque mercado, investidores e consumidores estão prestando muito mais atenção nisso. Mas, como diferenciar o discurso da prática?
Por anos, muitas companhias se apropriaram do discurso de sustentabilidade e incorporaram ações de marketing para melhorar ou construir reputações. Agora, porém, será possível saber se estão realmente agindo ou apenas falando sobre ESG. Isso porque o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou em junho/2022 uma resolução que cria o Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS).
E o que isso significa? Na prática, a função do CBPS será normatizar regras referentes a divulgação das práticas ESG. Para isso, o comitê preparará pronunciamentos técnicos que balizarão as regras adotadas por órgãos reguladores como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o Banco Central e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Embora não tenha sido emitido ainda nenhum pronunciamento, acreditamos que este é o ponto de partida para que aqueles que mantém apenas o discurso, possam, efetivamente, partir para a ação. Com regras e parâmetros de divulgação, será praticamente mandatório investir nos aspectos ambiental, social e econômico e com informações que poderão ser auferidas e apresentadas a toda sociedade.
Acreditamos que tais regras imporão uma maior transparência. A partir do momento em que estiverem definidas e as grandes companhias reguladas começarem a adotá-las, será criado, em seguida, um efeito cadeia e empresas que quiserem se manter competitivas, receber investimentos ou mesmo ter a sua marca reconhecida como responsável, terão que seguir por este caminho.
Em um futuro não muito distante, tais informações serão tão importantes em um balanço quanto são hoje, por exemplo, um Ebitda [Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization]. Prestar contas de forma transparente em relação à sustentabilidade tende a se tornar uma regra.
Ficarão no passado as corporações que seguirem ignorando o impacto do seu negócio na sociedade. E, após a incorporação desses parâmetros, será mais fácil saber, de forma empírica, quais são essas empresas e como estão praticando a sustentabilidade.
Embora este seja um conceito disseminado há mais de três décadas, ainda existem empresas que não se deram conta da sua responsabilidade. A criação de tais regras tende a acelerar o processo de adoção de boas práticas ESG. Sabemos que mudar a cultura de uma organização não é fácil, mas é necessário começar e a hora é agora. Quando os parâmetros já estiverem estabelecidos e sendo cumpridos, poderá ser tarde demais.
*Viviene Bauer é sócia da BDO Brazil (empresa de auditoria e consultoria; entre as 5 maiores nacionalmente e no mundo).
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