Não Há Espaço Para Muros: Uma Igreja Que Abraça a Todos
Teólogo Rodrigo Moraes explica como a intenção da igreja mudou com o passar dos anos
Por muitos anos, a igreja foi uma instituição fechada, onde apenas um seleto grupo poderia participar, esses possuíam perfis parecidos, e se não aceitassem essa ideia, não poderiam mais fazer parte daquela comunidade. Mas de uns anos para cá, as coisas mudaram, agora é preciso que a religião se comunique com todos.
“O objetivo dessa alteração é conseguir realizar uma comunicação capaz de atender às necessidades de todos os públicos e em todos os locais, pensando que atualmente a igreja precisa comunicar e abraçar a todos”, comenta Rodrigo Moraes.
Segundo o teólogo a comunicação deve ser a ponte que liga lugares e jamais um muro que separe, a igreja, de forma geral, é uma casa comum, um local de relações e de convivência das diversidades.
Com a situação da pandemia, algumas temáticas foram levantadas, será que seria possível que a igreja fosse além dos muros? Ter cultos e missas online? Crença e religião são a mesma coisa? A palavra crença tem como um de suas definições o conceito de “convicção profunda”. Mas com o passar dos anos, a palavra crença ganhou outros significados e acabou se misturando com o conceito de fé e espiritualidade. De uma maneira simplista, pode-se resumir a fé como uma forma de coragem, quando acredita-se em algo que não é palpável; enquanto a religião é um estilo de vida é a disposição para perseguir algo.
A pandemia de certa forma, trouxe uma resposta em relação a essa situação. Segundo o teólogo Rodrigo Moraes, a religião e a igreja estão sim além dos muros. Com essa nova realidade muitas coisas foram alteradas, maneiras de se relacionar com a alteridade, de experimentar o corpo, da comunicação, a comunhão e a participação, também nos locais de fé, abrindo novas possibilidades para a sua vivência.
“O fenômeno digital escancarou as casas, fazendo com que as pessoas fossem convocadas ao céu aberto da comunicação. Isso claro, mudou a forma de pensarmos a religião, derrubou algumas certezas frágeis que tínhamos e também alterou todo processo litúrgico das nossas congregações. No pensamento majoritariamente tradicional da religião cristã, Deus mora no templo, e para encontrá-lo, é necessário ir até lá. Só que o avanço da pandemia nos impediu de frequentar o templo, e agora sem um lugar para ir, estamos impedidos de encontrar Deus? Evidente que não, tivemos que mudar a forma, sem alterar a essência, e para isso a tecnologia foi fundamental como instrumento de manutenção das celebrações”, conclui Rodrigo Moraes.
Para saber mais sobre todos os assuntos que rodeiam esse mundo fique ligado no site do teólogo.
Rodrigo Moraes é escritor, bacharel em Teologia e pós-graduado em Teologia e Ministério. Atua como Reitor do Seminário Teológico Mosaico e como presidente do Instituto Reino do Bem e possui mais de dez livros publicados, sendo o último, sucesso de vendas, intitulado: Música, Arte e Adoração.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário