Mapa do Acolhimento, da ONG Nossas, é a única organização da América Latina selecionada no rol de parceiros do Fundo de Gênero
Fundo pertence à Organização Global Co-Impact e vai doar um bilhão de dólares para a causa da igualdade de gênero em organizações do mundo todo.
Uma mulher foi assassinada a cada sete horas no Brasil por sua condição de gênero, em 2020, é o que afirma o levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Infelizmente, esta é uma realidade aqui e em outros países no mundo. Por isso, o Mapa do Acolhimento, projeto voltado para assuntos que envolvam políticas de gênero da ONG Nossas acaba de ser escolhida, como a única instituição da América Latina, para integrar a lista de parceiros do Gender Fund (Fundo de Gênero), da Organização Global Co-Impact, destinado às entidades lideradas por mulheres e que tratam de assuntos relacionados à violência ligada a gênero, saúde materna, educação inclusiva e liderança feminina.
O objetivo do Fundo é arrecadar um bilhão de dólares, nos próximos dez anos, em prol de 15 instituições escolhidas, na África, Ásia e América Latina. Entre os doadores, estão as bilionárias Melinda French Gates – ex-mulher do co-fundador da Microsoft, Bill Gates –, e MacKenzie Scott.
Há mais de dez anos, a Nossas, organização que impulsiona o ativismo democrático e solidário no Brasil, desenvolve projetos, táticas e estratégias de mobilização e solidariedade pelo Brasil inteiro. Entre as suas iniciativas, está a plataforma Mapa do Acolhimento, um projeto inovador, liderado por mulheres jovens e comprometidas com a causa - a diretora Enrica Duncan, a coordenadora de voluntárias, Ana Beatriz, e a coordenadora de atendimento, Gabriela. O programa conta com 4 mil profissionais voluntárias – entre psicólogas e advogadas – em todo o Brasil, todas dispostas a ajudar, gratuitamente, mulheres em situação de violência. O fundo vai ser importante para o novo momento do Mapa do Acolhimento, que além de atender mulheres em situação de violência, quer atuar na causa desse problema, idealizando campanhas para mudar políticas públicas no Brasil. O objetivo é ajudar as mulheres a quebrar o ciclo de violência e acabar com a epidemia de feminicídios no Brasil.
"A violência baseada no gênero é um problema que afeta as esferas política, econômica e social de qualquer país. No Brasil, a epidemia de femicídios é inaceitável. Tantas mortes evitáveis e consideramos isto como um problema coletivo, que requer uma solução coletiva! O nosso papel é apoiar estas mulheres, que não devem sofrer sozinhas, e, ao mesmo tempo, defender e promover a implementação de políticas públicas que irão efetivamente mudar este cenário. O fundo de gênero é um catalisador para este processo e para as verdadeiras transformações que podemos fazer", reforça Enrica Duncan, Diretora do Mapa do Acolhimento.
SOBRE O MAPA DO ACOLHIMENTO
O Mapa do Acolhimento é uma iniciativa da Ong Nossas, organização comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade. O programa conta com quatro mil profissionais voluntárias – entre psicólogas e advogadas – em todo o Brasil, todas dispostas a ajudar, gratuitamente, mulheres em situação de violência, além de promover mudanças em políticas públicas. Para mais informações: https://www.mapadoacolhimento.org/
Enrica Duncan
Diretora Adjunta e Diretora do Mapa do Acolhimento
Enrica chegou ao NOSSAS como mobilizadora antes de se tornar chefe de equipe e Diretora Adjunta. Ela já morou e trabalhou na Bélgica, África do Sul e Japão até se fixar em sua cidade natal, o Rio de Janeiro. No Brasil, foi produtora da GloboNews, cobrindo os protestos de 2013. Atualmente lidera o projeto Mapa do Acolhimento. Ela é Bacharel em Ciências Políticas com concentração em Estudos Globais pela The New School.
Ana Beatriz
Coordenadora de Voluntárias do Mapa do Acolhimento
Ana é advogada formada pela PUC-SP e compõe a equipe do Mapa do Acolhimento. Entre 2015 e 2016 atuou na 1ª Vara de Família do Fórum Regional de Pinheiros acompanhando de perto casos e audiências de demandas de família sem a perspectiva de gênero. Depois de graduada realizou o curso de atendimento a mulheres vítimas de violência de gênero ministrado pelo IBCCRIM em parceria com o Instituto Avon e está no Mapa do Acolhimento desde outubro de 2018.
Gabriela
Coordenadora de Atendimento do Mapa do Acolhimento
Gabriela é feminista antirracista e trabalhou como articuladora no projeto “Feminicidades”, que visa dar voz a todos os tipos de mulheres. É psicóloga formada pela PUC-SP, especializou-se no atendimento à mulher em situação de violência de gênero no IBCCRIM, com foco em Lei Maria da Penha, Serviços Públicos, ONGs e violência familiar. Tem especialização em saúde coletiva pelo Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.
Sobre Nossas
Uma organização sem fins lucrativos, comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade no Brasil. Há mais de dez anos desenvolvendo projetos, táticas e estratégias de mobilização e solidariedade pelo país inteiro: https://www.nossas.org/
Sobre o Co-Impact
Fundada em 2017, Co-Impact é uma organização global, que tem o objetivo de angariar fundos, através de filantropos, fundações e empresas privadas, em prol da mudança de sistemas nas áreas da saúde, educação e economia, e de igualdade de gênero educação inclusiva e liderança feminina.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário