Neoenergia atinge marca de mais de 15 mil equipamentos de automatizados na rede de Distribuição
Automação faz parte da estratégia da companhia para reforçar a qualidade dos serviços para os clientes e preparar as redes para o futuro
Investir em redes inteligentes e digitalização faz parte da estratégia da Neoenergia para melhorar a qualidade dos serviços para os 16 milhões de clientes e também está entre os pilares para apoiar a descarbonização do setor elétrico. Por este motivo, a companhia vem ampliando a automação de equipamentos nas suas cinco distribuidoras – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília. As empresas ampliaram o parque instalado em 72% nos últimos quatro anos e, hoje, somam mais de 15 mil religadores e chaves telecomandadas, que permitem a implantação de lógicas de self healing.
Trata-se da auto recomposição da rede, ou seja, quando os equipamentos são dotados de tecnologias e conseguem realizar manobras de forma automatizada se houver ocorrências como quedas de árvores, descargas atmosféricas ou ações de animais. A área atingida pelo problema é isolada automaticamente e o maior número de consumidores pode ter a energia restabelecida em até 60 segundos.
Isso quer dizer que o self healing serve para melhorar a qualidade dos serviços para os clientes, vantagem que é demonstrada nos indicadores estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – DEC, que mede a duração das interrupções, e FEC, que avalia a frequência em que elas acontecem. “Esses equipamentos trazem benefícios para os consumidores e modernização na rede de distribuição, que ganha um reforço de qualidade e uma operação mais segura, resiliente e eficiente”, destaca o superintendente de Smart Grids da Neoenergia, Ricardo Leite.
Os equipamentos automatizados são conectados ao Centro de Operações Integrada (COI), que recebem informações em tempo real, como localização exata de falhas, agilizando também o trabalho das equipes se houver a necessidade de reparos em campo. Com isso, é possível dar mais assertividade às atividades, reduzindo custos e emissões de gases do efeito estufa (GEE) causados pelos deslocamentos.
Os mais de 15 mil religadores e chaves telecomandadas estão instalados em aproximadamente 990 municípios localizados nos cinco estados onde a Neoenergia possui concessão e no Distrito Federal, beneficiando mais de 10,5 milhões de clientes. Em 2021, a companhia assumiu a distribuidora de energia na capital federal e, no ano, com a chegada da empresa, houve um aumento de mais de 90% do parque de equipamentos religadores. Dessa forma, a concessionária incorporou a estratégia de digitalização e automação do grupo.
A automatização integra um robusto plano de modernização das redes para preparar a infraestrutura para um ambiente com fluxos complexos devido a geração e armazenamento distribuídos, mobilidade elétrica e medição inteligente. “A Neoenergia está comprometida com o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas por meio da descarbonização. A digitalização é fundamental nesse processo, em que as distribuidoras de energia precisarão orquestrar um sistema mais complexo com a expansão das fontes renováveis, como eólica e solar. Por isso, seguimos ampliando os investimentos nessas tecnologias”, conclui Ricardo Leite.
SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,6 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. A companhia é a primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário