Brasil,

Cartilha orienta consumidores sobre superbactérias e resistência antimicrobiana em alimentos

Material produzido pela organização de proteção animal Alianima, com versões para consumidores e produtores, visa a conscientização sobre o uso racional de antibióticos na pecuária industrial

Prática na União Europeia desde 2006, a proibição no uso de antibióticos como promotores de crescimento em animais ainda é incipiente no Brasil e a discussão sobre o tema começa a ganhar espaço para além da pecuária industrial.

Para alertar e conscientizar sobre o problema, a Alianima está lançando uma cartilha gratuita para orientar consumidores e produtores sobre os perigos das superbactérias, que podem surgir a partir do uso indiscriminado de antibióticos na produção animal.

Na pecuária industrial é comum a utilização de antibióticos de maneira preventiva, quando os animais não estão doentes, prática que colabora diretamente com o surgimento de patógenos cada vez mais resistentes aos antimicrobianos, tornando os antibióticos menos eficazes quando realmente necessários.

O Brasil é o maiores exportadores mundiais de carne suína e de frango, mas não há legislação específica sobre o uso não-terapêutico de antimicrobianos na pecuária industrial. À medida que um número crescente de consumidores se torna consciente dos potenciais benefícios da escolha de produtos “livres” desses medicamentos, os mercados interno e externo podem se tornar vulneráveis. Em janeiro deste ano, por exemplo, entraram em vigor novas leis proibindo alimentação rotineira contendo anbióticos na criação animal pela União Europeia, incluindo produtos importados pelo bloco. Essa decisão impacta as exportações brasileiras, principalmente de frango de corte.

A organização aponta que todos os atores da cadeia possuem responsabilidade sobre o tema, incluindo o consumidor final, fazendo valer sua força a partir da exigência de produtos fabricados com responsabilidade e transparência, além da adoção de melhores escolhas.

Intitulada “O que você precisa saber sobre AS SUPERBACTÉRIAS E RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA”. O material está disponível para download em /ww.alianima.org/superbacterias a partir de 07/03/22,

A Alianima é uma organização sem fins lucrativos que atua no âmbito da proteção animal e ambiental, promovendo a sinergia entre ambas as causas através da implementação de políticas de bem-estar animal dentro da cadeia de produção de alimentos no Brasil.

Porta-voz disponível para entrevistas Patrycia Sato, presidente da Alianima


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo