Brasil,

Ex-líder de compliance da Odebrecht fala pela primeira vez após desligamento da empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sandra Denardin
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Entrevista foi concedida ao podcast Integridade PGM, da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre.

Empresas que passam por escândalos têm que agir e reagir no meio da dor, e não do amor. A frase é da ex-líder de compliance da antiga Odebrecht, hoje Novonor, Olga Pontes, em entrevista exclusiva ao podcast Integridade PGM, da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre (PGM/Poa). Na primeira entrevista concedida após o desligamento da empresa, que ocorreu no início de outubro, Olga Pontes fala sobre os impactos de um escândalo sobre uma grande organização e os desafios do compliance em empresas que sofreram ou não grandes danos reputacionais.

Uma das maiores especialistas de compliance do mundo, Olga Pontes assumiu a área de compliance na Odebrecth em 2016, no auge da operação Lava Jato, e foi responsável pela implementação do programa de compliance da companhia. Para ela, cada crise tem sua identidade própria, mas é possível identificar pontos comuns sobre o que deu errado nos programas de compliance de empresas que apostaram em práticas ilegais como estratégia de negócio e acabaram se envolvendo em grandes escândalos de corrupção.

A partir da sua experiência, a especialista fala também sobre medidas importantes para coibir a corrupção e relações não republicanas entre o setor público e a iniciativa privada, como a criminalização do enriquecimento ilícito e do caixa dois, responsabilização dos partidos políticos, aumento das penas, reforma no sistema de prescrição penal, celeridade nas ações de improbidade administrativa e a independência da imprensa.

Com relação aos principais desafios da área de compliance, ela cita a gestão de conflitos. “Um líder de conformidade deve estar preparados e, principalmente, deve estar disposto para solucionar conflito. “Um líder de conformidade deve estar preparado e disposto a enfrentar situações de conflito, mesmo podendo ser difícil confrontar com outros líderes com quem ele possa conviver”.

Olga Pontes vincula a cultura de integridade à existência simultânea e harmônica de estruturas bem definidas de liderança formal ocupadas por lideranças morais. “Em uma sociedade, não adianta ter uma estrutura de governança perfeita se ela não for ocupada por líderes que tenham valores morais fortes, princípios éticos coerentes e consistentes ao longo do tempo”, conclui.

Integridade PGM – Mensal, o podcast Integridade PGM foi lançado em janeiro deste ano e aborda temas relacionados ao compliance no setor público e privado. O podcast é uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, com reportagem e edição da Assessoria de Comunicação da PGM/Poa. O podcast está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e principais agregadores de áudio. Clique aqui para ouvir o programa na íntegra.

Íntegra do podcast Integridade PGM com Olga Pontes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar