Especialistas alertam para riscos do leilão de petróleo em Fernando de Noronha
Blocos oferecidos no leilão da ANP desta quinta-feira (7/10) ficam próximos a um oásis da vida marinha, que abriga cerca de 40 espécies em extinção, além de possuir relevância para a pesca de diferentes estados do Nordeste e o turismo sustentável
O próximo leilão de exploração de petróleo marcado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para esta quinta-feira, 7 de outubro, é visto com grande preocupação por pesquisadores, ambientalistas e organizações da sociedade civil brasileira. Parte dos blocos à venda localiza-se na região conhecida como Bacia Potiguar, na qual estão o arquipélago de Fernando de Noronha e a Reserva Biológica Atol das Rocas – reconhecidos como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco.
O local é considerado um oásis de vida marinha, sendo berçário para várias espécies, dentre elas cerca de 40 ameaçadas de extinção, como a tartaruga verde (Chelonia mydas), o tubarão-limão (Negaprion brevirostris) e diversos peixes, como o Bodião ilhéu (Bodianus insularis), entre outros. Pesquisadores ressaltam que a região possui espécies que ainda sequer foram catalogadas pelos cientistas.
Do ponto de vista econômico, a região é fundamental para o sustento de pescadores de vários estados da região Nordeste e é base para uma cadeia de turismo sustentável. Além dos impactos diretos com a estrutura de exploração de petróleo na área, em caso de acidente com possível vazamento de óleo, as consequências podem ser incalculáveis para a biodiversidade e economia locais.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, emitiu parecer que considera "temerária" a inclusão dos blocos próximos a Noronha.
Para comentar o assunto, detalhando os riscos oferecidos pelo leilão da ANP, estão disponíveis para entrevista:
ALEXANDER TURRA, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), professor titular do Instituto Oceanográfico da USP e responsável pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano.
HUDSON PINHEIRO, Cientista da Academia de Ciências da Califórnia e da Associação Ambiental Voz da Natureza, mestre em Oceanografia Ambiental e PhD em Ecologia e Evolução.
Sobre a Rede de Especialistas
A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário