Techfin registra aumento de 63% em valor transacionado e projeta dobrar carteira de clientes em 2021
Solução oferecida pela CashWay, com contratação de sistema financeiro por franquia de serviços, ajuda a impulsionar pequenas cooperativas, fintechs e bancos digitais. Infraestrutura de banking as a service com planos simplificados e transparentes permite maior custo-benefício.
Os avanços na modernização do mercado financeiro, impulsionados pelo Pix e pelo open banking, devem fazer crescer o número de bancos digitais, fintechs e pequenos empreendimentos que ofereçam soluções financeiras. O movimento já está acontecendo e deve ser incentivado ainda mais com as mudanças. Somente entre 2015 e 2021, o número de startups financeiras no Brasil passou de 474 para 1.174, de acordo com pesquisa do ecossistema Distrito. A implementação de um sistema de banking as a service por essas empresas não precisa ser necessariamente cara e demorada. A contratação por franquia de serviços é uma solução para que elas tenham à disposição todos os módulos de um sistema, sem a necessidade de grandes investimentos. A CashWay, techfin com sede em Florianópolis/SC, usa o modelo para oferecer um melhor custo-benefício para os clientes. Somente em julho de 2021 mais de R$ 15,5 milhões foram transacionados pela plataforma, 36% a mais que os R$ 11,5 milhões do mês anterior. No primeiro semestre deste ano, foram R$ 46,6 milhões, um aumento de 63% em relação ao primeiro semestre de 2020, que fechou com R$ 28,5 milhões em transações.
Com estrutura completa de core banking, internet banking e mobile banking, a CashWay atingiu, em junho de 2021, a marca de 41 clientes recorrentes e a expectativa é conquistar mais 20 até o final deste ano. Com isso, a empresa planeja dobrar a carteira em comparação a 2020, que terminou com 29 clientes ativos e um faturamento de R$ 3,7 milhões. A organização nasceu em 2019 da fusão entre a Leosoft e a Biti, com mais de 20 anos de serviços consolidados. Em 2020, a CashWay foi acelerada pela Darwin Startups e pelo programa Scale-up da Endeavor e atualmente participa dos principais ecossistemas brasileiros como Cubo e Distrito. Entre os principais clientes da CashWay estão pequenas e médias cooperativas de crédito e bancos digitais, que aproveitam as vantagens do modelo de contratação.
De acordo com Felipe Santiago, CEO da CashWay, a cobrança é feita sobre o volume de transações que aconteceram durante o mês. Ou seja, o cliente só paga por aquilo que usa. “Neste modelo nós estamos crescendo junto com nossos usuários, o sucesso deles vai gerar o sucesso da CashWay. Por exemplo, se fecharmos um cliente e não o engajarmos, o resultado será um baixo número de transações, o que não irá gerar receitas suficientes para a CashWay”, explica. Além da contratação por franquia, entre os principais serviços estão: solução SaaS, hospedagem em nuvem, app white label, Pix e integração com o Serasa. A comunicação completa com o BACEN, como a geração dos arquivos contábeis COS 4010, COS 4016, DOC 3040, são outras das vantagens do produto oferecido pela CashWay.
Futuro do mercado
Segundo o Banco Central (BC), o número de transações por Pix já superou o boleto bancário, o cheque e as transferências por outros meios como DOC, TED e TEC. Somente em maio deste ano foram feitos 649,1 milhões de Pix, bem mais que as 342 milhões de transações por boleto bancário, 126 milhões de transferências tradicionais e 18 milhões de cheques. Além do Pix, o início da implantação do open banking também provoca mudanças importantes no setor. A iniciativa do BC tem como principais objetivos promover a concorrência e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor. O open banking permite o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de APIs (Application Programming Interfaces) por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Para Santiago, as mudanças vão trazer redução do custo na taxa de juros, tarifas, inclusão financeira e interoperabilidade. “As duas iniciativas visam promover uma maior eficiência do sistema financeiro nacional, são os modelos que buscam a desconcentração do mercado financeiro através de empresas de tecnologias que podem atuar em pontos específicos do mercado a um custo muito mais baixo e alcance muito maior”. Oferecer soluções rápidas e digitais que priorizem a experiência do usuário é uma das prioridades da CashWay, que já opera em todo o país e em Angola e, em breve, irá internacionalizar suas atividades para todo o Mercosul.
Sobre a CashWay
Com estrutura completa de core banking, internet banking e mobile banking, a CashWay nasceu da fusão entre a Leosoft e a Biti, com mais de 20 anos de serviços consolidados. A Cashway transformou seu vasto conhecimento de mercado em soluções especializadas e serviços de automatização de processos para atender as necessidades de cooperativas de crédito, instituições financeiras ou de pagamentos e fintechs. Entre os principais serviços estão: solução SaaS, hospedagem em nuvem, app white label, open banking e contratação por franquia. Oferecer soluções rápidas e digitais que priorizem a experiência do usuário é uma das prioridades da empresa. Com sede em Florianópolis/SC, a CashWay já opera em todo o país e em Angola e, em breve, irá internacionalizar suas atividades para todo o Mercosul.
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