Brasil,

Trump vs. Anti-Trump

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Querrer
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Márcio Coimbra

Estamos diante de uma eleição plebiscitária. Quem acha que estamos diante de uma disputa entre Biden e Trump está redondamente enganado. Estamos diante de uma eleição entre Trump e Anti-Trump. O grande ator deste ciclo eleitoral é Donald Trump e seu modo de fazer política.

Trump venceu em 2016 a bordo da antipolítica, mesmo movimento que levou Bolsonaro ao poder em 2018. Quatro anos depois, sem o mesmo encanto que o levou até a Casa Branca, tenta continuar no jogo. A antipolítica perde fôlego na medida em que o eleitor foi confrontado com a pandemia e alguns líderes, apesar de possuir apelo popular, acabaram falhando de forma grave no combate ao coronavírus.

Eis o principal problema de Trump. Em condições normais de temperatura e pressão, venceria esta eleição com enorme facilidade. Contudo, no meio do caminho surgiu uma pandemia e aquele que sonhava com uma vitória fácil, pode até ser atropelado por um candidato sem qualquer apelo eleitoral. Trump optou pelo negacionismo e hoje o país enfrenta a dura realidade de ter que lidar com 230 mil mortos.

Há quem diga que Trump ganhou a eleição de 2016 no susto. Teria concorrido somente para alavancar sua imagem e seus negócios. Mike Pence, ex-Governador de Indiana e hoje Vice-Presidente, tinha planos semelhantes. Teria aceitado ser companheiro de chapa porque sabia que Trump perderia, mas seria possível tornar-se um nome nacional como candidato a vice, impulsionando seu nome para concorrer a Presidência em 2020.

Trump não é popular dentro do Partido Republicano, algo que tem causado enormes problemas em sua tentativa de reeleição. Muitos líderes do partido acreditam que seria melhor uma derrota para os democratas este ano, algo que faria o partido passar por uma reorganização interna, retomando o controle dos processos e preparando desde já a campanha de 2024. No Senado e Câmara, este ciclo eleitoral será um desastre para os republicanos.

De qualquer forma, o coronavírus alterou a dinâmica de votação. Até o dia da eleição terão sido mais de 90 milhões de votos antecipados. Esta modalidade de votação sempre foi maior entre os democratas, o que significa que Trump terá que contar com os votos presenciais dos republicanos no dia da eleição. Ele precisa mobilizar a base e fazer com que seus apoiares se dirijam às urnas, afinal, o voto é facultativo.

O resultado pode demorar. Se a diferença for apertada, é provável que tenhamos uma disputa de recontagens, ações judiciais e questionamentos de cédulas enviadas pelo correio em alguns estados. É possível que seja uma batalha de semanas antes de conhecer o vencedor. A única chance de sabermos o resultado no dia da eleição, será se houver uma margem alta, mas tudo indica que a disputa será acirrada.

Estamos diante de uma eleição diferente. Um verdadeiro plebiscito sobre a Presidência de Donald Trump. Se Biden vencer, a derrota de Trump será maior do que o triunfo do democrata. Ganhando ou perdendo, o republicano é o nome mais importante destas eleições.

Márcio Coimbra é coordenador da pós-graduação em Relações Institucionais e Governamentais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, Cientista Político, mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos (2007). Ex-Diretor da Apex-Brasil. Diretor-Executivo do Interlegis no Senado Federal.

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos. O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora. Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília). Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar