Brasil,

Simulador marítimo desenvolvido no Brasil é o primeiro certificado em todo Hemisfério Sul e acelera desenvolvimento portuário nacional

Simulador marítimo desenvolvido no Brasil é o primeiro certificado em todo Hemisfério Sul e acelera desenvolvimento portuário nacional

• Apenas outras cinco empresas no mundo comercializam simuladores de navegação com esta mesma certificação, todas no Hemisfério Norte;

• A tecnologia coloca o Brasil no mapa do desenvolvimento internacional de simulação marítima;

• Empresa 100% brasileira com clientes como Transpetro e Marinha do Brasil, a Technomar aposta em um crescimento de 30% ao ano e expansão internacional

Technomar Maritime Simulator certificado DNV

A Technomar, empresa brasileira de engenharia e soluções digitais, é a primeira do Hemisfério Sul a receber a certificação DNV-GL classe A para seu simulador marítimo, o TMS (Technomar Maritime Simulator). O aval da sociedade classificadora internacional coloca o Brasil no mapa mundial do desenvolvimento tecnológico para simulações marítimas. Além de ter seu centro de treinamento certificado, a Technomar pode comercializar simuladores com certificação DNV-GL. Apenas outras cinco empresas ativas em todo mundo comercializam simuladores com esta certificação, todas elas estão em países do Hemisfério Norte

Simuladores são essenciais para a expansão dos setores portuários e marítimos. A Marinha Brasileira exige que simulações sejam feitas tanto para a construção de portos e terminais, como para testar manobras de novos trechos de navegação ou para receber navios de tamanhos maiores. "Com o simulador marítimo desenvolvido no Brasil com certificação pela DNV-GL, o país passa a contar com o mais alto padrão internacional para simulações de manobras e treinamentos, que serão essenciais para a construção de novos portos e terminais, aumentar a navegação na costa brasileira e possibilitar a entrada e atracação de navios de grande porte", afirma Felipe Rateiro, sócio-diretor da Technomar. "Nosso Centro de Simulação também tem todo o potencial de atender os países da América Latina focados no desenvolvimento portuário. Além disso, esta certificação internacional permite a expansão de nossos produtos e serviços para América do Norte e Europa".

A Technomar oferece dois tipos de soluções para empresas marítimas e portuárias envolvendo o TMS: simulações no equipamento que fica na sede da empresa em São Paulo ou o desenvolvimento e instalação de simuladores nas dependências dos clientes.

Com o equipamento da Technomar é possível fazer simulações de engenharia complexas para operações com navios de grande porte. Um exemplo é o projeto que a empresa fez para o Porto de Itajaí, que resultou em um estudo que permitiu a entrada e saída de navios do tipo porta-contêiner com 350 metros de comprimento, o maior que já atuou na costa brasileira. Isso contribui para o aumento da capacidade de escoamento de produção da região. "No simulador da Technomar também é possível simular projetos de dragagem e fazer avaliação de novos terminais portuários, além de treinamentos customizados e realização de cursos para oficiais como manobra de embarcações e gerenciamento de passadiço", afirma Rateiro.

A Technomar também desenvolve simuladores sob demanda. "Um de nossos principais diferenciais é que nosso software tem tecnologia 100% proprietária, sem dependência de fornecedores internacionais. Temos a capacidade de criar produtos totalmente customizados, como o simulador da Marinha do Brasil que desenvolvemos e instalamos em Manaus, entre outros que projetamos em portos de diferentes regiões do Brasil", explica Fabiano Rampazzo, sócio-diretor da Technomar. A empresa também tem a capacidade de aprimorar simuladores já existentes, como é o caso da Transpetro, cliente da empresa desde 2014. "Nesse caso, a Technomar tem um desenvolvimento contínuo de cenários, mantém os equipamentos e utilizou sua tecnologia para que este simulador também recebesse a certificação DNV-GL. A Transpetro utiliza o simulador para vários treinamentos no setor de óleo & gás, com suas demandas específicas e de alta complexidade", afirma Rampazzo.

Além de simulação, a Technomar atua em outros projetos de engenharia e soluções digitais. Um exemplo é o gêmeo digital, que consiste em um modelo virtual de uma estrutura física, como um navio, uma instalação industrial ou uma plataforma de petróleo. Por meio do gêmeo digital é possível simular e testar operações, prever falhas e até mesmo sugerir soluções estruturais. Pode ser usado, por exemplo, nos setores portuários, marítimos, óleo & gás, infraestrutura e industrial.

A Technomar projeta crescimento de 30% ao ano a partir de 2021. No médio prazo, a empresa pretende integrar tanto os simuladores, quanto o gêmeo digital com o objetivo de disponibilizar uma poderosa ferramenta para gestão e avaliação dos ativos operacionais de seus clientes.

Hoje a Technomar conta com oito sócios, todos engenheiros oriundos da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Tem clientes tanto no setor público, como a Transpetro, Marinha do Brasil e portos públicos, quanto no setor privado. A empresa foi consolidada em seu modelo atual em 2010, reunindo as pesquisas acadêmicas de seus sócios para criar um modelo matemático robusto para o mercado de simulações marítimas. Além de um time de engenheiros mestres e doutores, a Technomar conta com equipe própria de desenvolvedores e designers.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo