SEGS Portal Nacional

Demais

10 estratégias logísticas para reorganizar a empresa pós-greve dos Correios

  • Sexta, 25 Setembro 2020 10:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mikaella Pedrosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O setor de e-commerce, que vinha em constante crescimento devido à quarentena, tem sofrido os impactos da greve dos Correios, que chegou ao fim após decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta segunda-feira (21). Segundo um levantamento feito pela Loja Integrada - plataforma de e-commerce -, 8 em cada 10 pequenos e médios empresários dependem das entregas feitas pela estatal.

As expectativas são de que a crise atinja grande parte desses lojistas, já que apenas 24% das empresas utilizam motoboys para entregas e 28% serviços de logística, segundo o mesmo estudo.

Para suavizar os efeitos da greve, Fernando Sartori, especialista em logística e CEO da Uello (www.uello.com.br) - plataforma que oferece serviço de frete urbano expresso - dá 4 dicas que vão desde alternativas de logística até relacionamento com o consumidor.

1-Avise os clientes sobre a greve e mudanças no prazo

A preocupação com o frete e o tempo de entrega de um produto está entre as maiores preocupações de quem compra em lojas virtuais. As pessoas querem saber quando o produto chegará, como chegará, como está o processo de entrega. Uma boa maneira de evitar prejuízos à marca é informar ao cliente sobre todos os estágios de entrega e esticar o prazo, caso necessário.

2-Invista em agilidade no processo de entrega

O consumidor busca por experiências de compra cada vez mais rápidas e práticas. De acordo com pesquisas da Zendesk, 64% dos consumidores esperam um atendimento em tempo real independentemente do canal e nenhum deles quer repetir suas dúvidas ou problemas a cada vez que entrar em contato com uma loja online. Portanto, se seu cliente já realizou a compra e você não conseguirá enviar pelo serviço dos Correios, o ideal é providenciar uma alternativa de entrega em pouco tempo.

3-Atualize a política de troca e devolução durante a greve

De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em recente estudo, 96% dos comércios eletrônicos ainda não fornecem uma experiência adequada aos clientes, entre eles logística reversa, o que gera vários obstáculos para a fidelização. Neste período é ainda mais importante se preocupar com a política de troca e facilitar este processo.

4-Habilite alternativas de entregas

A Uello oferece uma infraestrutura tecnológica que inclui inteligência artificial para a definição das melhores rotas de entrega. Uma das opções para empreendedores que realizam mais de 20 entregas por dia é o modelo de entrega next day (no dia seguinte) ou same day (no mesmo dia). A startup garante uma boa experiência para lojistas e consumidores, uma vez que é possível acompanhar toda a entrega em tempo real e combinar o recebimento. A logtech já conta com mais de 2.500 motoristas parceiros cadastrados e realiza cerca de 5 mil entregas por dia na Grande SP e interior do estado.

5-Compare preços de envios

Existem startups que estão ajudando os lojistas com ferramentas e calculadoras de fretes, como é o caso da Melhor Envio, uma plataforma de gestão de fretes que ajuda empreendedores a otimizarem tempo. Na prática, é possível inserir o tamanho do pacote, peso e destinatário. Em segundos, o resultado aparece com uma tabela com valores e diversos meios de envio, o que facilitará para o empreendedor a escolha do melhor caminho para as suas encomendas. Tudo isso sem precisar dos servidores das transportadoras, ou seja, mesmo que a demanda esteja alta e o sistema de alguma delas caia, as lojas integradas à plataforma continuarão com suas cotações funcionando normalmente.

6-Transforme sua loja em um marketplaces ou venda em um

A startup OmniK oferece duas soluções que podem aumentar as possibilidades do empreendedor neste momento. A primeira é inserir sua loja em uma rede de Marketplace e com isso, ter seu produto escoado e entrega estruturada. A outra é transformar a sua loja em uma marketplace, fazendo com que o seu e-commerce esteja em uma rede de soluções para escalar o negócio. Uma vez parte do ecossistema, qualquer loja virtual está automaticamente conectada aos principais marketplaces do mercado e vice-versa.

7-Atente-se às novidades e a normalização

Seja uma fonte confiável nesse momento tão delicado. Isso mostrará o seu interesse em ajudar o consumidor que está buscando informações sobre a situação de greve. O momento exige não só garantir as entregas, mas aumentar a confiança na loja.

8-Garanta uma experiência pós-venda

A empresa que não avalia ou recebe feedback de clientes não tem inteligência de dados para saber como atingir ou sensibilizar este usuário. Neste momento de instabilidade, a marca pode ser prejudicada por possíveis atrasos, por isso é importante evidenciar que a empresa está utilizando todos os meios possíveis para garantir a satisfação do cliente.

9- Gerencie riscos e fornecedores

Entenda que o cenário de vendas, de fornecedores e transportadores está instável neste momento. Prever problemas e pensar previamente em riscos operacionais – planejamento - é a melhor forma de se adaptar à situação. Tendo isso em mente, converse com seus fornecedores e tenha planos alternativos para casos de emergência.

10-Habilite opção de retirada ou drive thru

Em alguns casos, o consumidor se interessa em retirar o produto no local e essa pode ser uma alternativa emergencial durante a greve da estatal. No caso das capitais, a entrega pode ser combinada em pontos como estações de metrô ou shoppings e praças. Caso a loja tenha estrutura física, o drive thru também pode ser uma opção para os consumidores que desejam retirar a mercadoria de carro.

Sobre a Uello

A Uello é uma startup de logística que usa tecnologia e rede colaborativa para oferecer serviços de frete urbano para médias e grandes empresas. Seus diferenciais se baseiam nas interfaces para gestão das entregas em tempo real e na interatividade e experiência do consumidor final. A startup conta com uma base de mais 120 clientes e realiza mais de 4 mil entregas/dia na grande São Paulo, de marcas como Dafiti, Arezzo, MMartan, Petz, Carrefour e Mary Kay.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 09, 2026 Demais

Carnaval em condomínios: especialista alerta para…

Fev 09, 2026 Demais

O que é o Mercado Livre de Energia e por que ele vem…

Fev 09, 2026 Demais

Floricultura ressignifica o Valentine's Day para que a…

Fev 09, 2026 Demais

Leilões judiciais ganham força no interior paulista e…

Fev 09, 2026 Demais

Barro Preto, São Pedro e Santa Efigênia são os bairros…

Fev 09, 2026 Demais

Especialista do Senac dá dicas de sobrevivência para o…

Fev 09, 2026 Demais

Tinta base água ganha espaço na impressão de embalagens…

Fev 09, 2026 Demais

Quais as chances dos brasileiros nas Olimpíadas de…

Fev 06, 2026 Demais

Visto americano: quatro dicas essenciais para conseguir…

Fev 06, 2026 Demais

Aluguel por temporada no Carnaval exige atenção…

Fev 06, 2026 Demais

Como acertar na maquiagem de carnaval

Fev 06, 2026 Demais

Do confete ao bar de drinks: Carnaval pode virar tema…

Fev 06, 2026 Demais

Acessórios de moda para o Carnaval 2026: 5 dicas de…

Fev 06, 2026 Demais

Azimut Yachts exporta 15% da produção e transforma a…

Fev 06, 2026 Demais

Carnaval 2026 aquece locações por temporada e advogado…

Fev 06, 2026 Demais

Saúde também entra no bloco: rede de clínicas reforça…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version