SEGS Portal Nacional

Demais

Tinta base água ganha espaço na impressão de embalagens e vira estratégia para segurança, sustentabilidade e produtividade

  • Segunda, 09 Fevereiro 2026 18:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Shaiane Corrêa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto: Shaiane Corrêa

Com baixa emissão de VOCs e mais segurança operacional, produto vem se destacando cada vez mais no segmento

A tinta base água já deixou de ser uma tendência e passou a integrar o planejamento de empresas que atuam na impressão de embalagens flexíveis e buscam soluções mais sustentáveis. Conforme Relatório do Mercado de Impressão Flexográfica da Mordor Intelligence, por tipo de tinta, formulações à base de água já representavam mais de 40% do tamanho do mercado de impressão flexográfica em 2024. Números que seguem crescendo no decorrer dos anos.

Esse movimento é impulsionado por uma combinação de exigências ambientais, metas corporativas de sustentabilidade e preocupação crescente com saúde ocupacional. O foco está na redução de mais de 90% da emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs), substâncias associadas à poluição atmosférica, impactos ambientais e impactos na saúde ocupacional.

Além disso, diferentemente da base solvente e de acordo com a ABNT NBR 14725 (Sistema GHS), a tinta base água se enquadra como líquido não inflamável, uma vez que possui elevado ponto de fulgor. Esse aspecto reforça pontos positivos do produto em relação à segurança no transporte, armazenamento e manuseio.

De acordo com a responsável pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento do laboratório de base água da Cyan Tintas e Vernizes, Daniela Zilli, a tinta base água também contribui para a redução de custos operacionais com insumos atrelados à impressão com linhas de solventes.

“A eliminação do uso de solventes gera economia direta no custo do material impresso, além de reduzir gastos com armazenamento, transporte, controle ambiental e segurança. Além disso, as tintas base água apresentam menor variação de secagem e viscosidade durante o processo de impressão, eliminando o uso de solventes diluentes e reduzindo a necessidade de ajustes frequentes, o que facilita o controle operacional”, relata Daniela.

A adoção de tinta base água costuma ser maior em mercados com grande volume de embalagens e requisitos mais rígidos de controle no ambiente produtivo, como alimentos e bebidas, higiene e cuidados pessoais, limpeza e farmacêutico. Nesses segmentos, o interesse aumenta, porque a tecnologia contribui para metas de sustentabilidade e para melhores condições de trabalho, além de atender exigências de auditorias e padrões internos de fornecedores.

Mitos técnicos

Conforme explica a coordenadora de P&D da linha base água da Cyan, a ideia de que a tinta base água seca mais devagar do que as de base solvente e obriga a reduzir a velocidade das máquinas costuma estar ligada a um direcionamento inadequado do sistema. “Quando o sistema de secagem é bem dimensionado, é possível rodar sem perda de produtividade, com velocidades comparáveis às de sistemas solventes”, afirma Daniela.

O segundo mito recorrente é o de que tintas base água causam entupimento frequente de anilox. “Embora a tinta base água tenha menor resolubilidade do que a tinta solvente, o problema tende a ser evitado quando são adotadas rotinas corretas de limpeza, manutenção e paradas controladas de máquina”, completa a coordenadora.

Pesquisa e desenvolvimento como prioridade

Ainda em 2019, percebendo a necessidade do mercado por soluções mais sustentáveis, a Cyan, uma das principais indústrias de tinta para flexografia e rotogravura do país, direcionou investimentos à pesquisa e desenvolvimento de tintas base água aplicáveis a substratos plásticos. Na época, essa tecnologia era pouco utilizada pelo mercado. Ainda assim, a indústria designou um profissional dedicado exclusivamente ao tema para conduzir o desenvolvimento técnico da linha W-INK Flex.

Atualmente, a Cyan estima que mais de 90% dos clientes que imprimem sacolas e que anteriormente utilizavam tintas base solvente, ao realizarem testes com a tinta base água Cyan W-INK Flex, optaram por migrar definitivamente para essa tecnologia. Como consequência da alta demanda, a indústria catarinense seguiu investindo no segmento e inaugura, nos próximos meses, uma nova planta em sua fábrica inteiramente voltada ao desenvolvimento e qualificação da linha Base Água, buscando atender a demanda do mercado por tinta base água para aplicações em diferentes substratos.

Segundo o diretor executivo da Cyan, Mauricio Silverio, a inovação faz parte do DNA da empresa. “Nossa indústria foi concebida há 25 anos a partir da vontade de inovar e diminuir o desperdício de matéria-prima, tornando o pioneirismo e a sustentabilidade a base da Cyan. Nosso propósito é fornecer tintas de impressão para o mercado gráfico com excelência e, ao nos mantermos atualizados e sempre inovando, nos mostramos cada vez mais fortes para abrir novos mercados”, argumenta.

Sobre a Cyan Tintas e Vernizes

A Cyan Tintas e Vernizes é uma empresa brasileira com 25 anos de trajetória marcada por inovação, excelência técnica e propósito sustentável. Fundada em 18 de maio de 2000, a marca nasceu de um ato de coragem empreendedora: romper com modelos rígidos do setor químico e propor algo inédito à época: o reaproveitamento e o gerenciamento inteligente de tintas industriais, em um momento em que o mercado ainda não falava em sustentabilidade ou economia circular.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 09, 2026 Demais

Carnaval em condomínios: especialista alerta para…

Fev 09, 2026 Demais

O que é o Mercado Livre de Energia e por que ele vem…

Fev 09, 2026 Demais

Floricultura ressignifica o Valentine's Day para que a…

Fev 09, 2026 Demais

Leilões judiciais ganham força no interior paulista e…

Fev 09, 2026 Demais

Barro Preto, São Pedro e Santa Efigênia são os bairros…

Fev 09, 2026 Demais

Especialista do Senac dá dicas de sobrevivência para o…

Fev 09, 2026 Demais

Quais as chances dos brasileiros nas Olimpíadas de…

Fev 06, 2026 Demais

Visto americano: quatro dicas essenciais para conseguir…

Fev 06, 2026 Demais

Aluguel por temporada no Carnaval exige atenção…

Fev 06, 2026 Demais

Como acertar na maquiagem de carnaval

Fev 06, 2026 Demais

Do confete ao bar de drinks: Carnaval pode virar tema…

Fev 06, 2026 Demais

Acessórios de moda para o Carnaval 2026: 5 dicas de…

Fev 06, 2026 Demais

Azimut Yachts exporta 15% da produção e transforma a…

Fev 06, 2026 Demais

Carnaval 2026 aquece locações por temporada e advogado…

Fev 06, 2026 Demais

Saúde também entra no bloco: rede de clínicas reforça…

Fev 05, 2026 Demais

​Mais frescor, menos consumo: como acertar na escolha…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version