SEGS Portal Nacional

Demais

Carnaval em condomínios: especialista alerta para reforço das regras de convivência durante a folia

  • Segunda, 09 Fevereiro 2026 18:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Alécio Mem
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Bianca Ruggi, advogada e vice-presidente da AACEP, alerta para a importância da boa convivência em condomínios durante o Carnaval - Freepik

Enquanto muitos aproveitam o ponto facultativo, condomínios seguem normas rígidas para garantir o respeito entre foliões e moradores

O Carnaval é, para muitos, sinônimo de descontração e festa. No entanto, dentro dos limites de um condomínio, a liberdade individual encontra o limite do direito coletivo. Para garantir que a alegria da data não se transforme em conflito judicial ou multas, a Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP) alerta para a necessidade de atenção redobrada ao regimento interno.

“Condomínio é convivência, inclusive na folia”, destaca Bianca Ruggi, advogada especializada na área e vice-presidente da AACEP, entidade que representa mais de 2.700 condomínios no estado do Paraná e onde vivem cerca de 740 mil pessoas.

Segundo Bianca, o primeiro passo para evitar atritos é entender a natureza da data: no Brasil, o Carnaval é ponto facultativo e não feriado nacional. “Isso significa que, enquanto uns celebram, outros seguem a rotina normal de trabalho. O respeito ao silêncio e à ordem deve considerar quem não está de folga”, argumenta a advogada.

Direitos e deveres na área comum

O uso de espaços como piscinas, saunas e salões de festas costuma ser um foco de polêmicas. Bianca esclarece que a convenção e o estatuto de cada edifício devem ser seguidos à risca, especialmente no que tange à presença de não moradores.

“Confete e serpentina pelos jardins ou crianças correndo pelos corredores, sem supervisão, podem gerar advertências e multas, comprometendo o divertimento do morador”, alerta a advogada.

Guia da boa convivência no Carnaval

Para auxiliar síndicos e moradores, a advogada Bianca Ruggi listou cinco pontos fundamentais para o período:

1. Horário de Silêncio: O regimento interno continua valendo. Festa boa é aquela que respeita o limite de decibéis e o descanso alheio.

2. Gestão de Visitantes: A segurança não pode ser negligenciada. É fundamental cadastrar convidados e respeitar o limite de lotação de cada área.

3. Uso Consciente de Piscinas: O acesso de terceiros (não moradores) depende do que dita o regulamento. Além disso, a supervisão de crianças é responsabilidade exclusiva dos pais ou responsáveis, nunca dos funcionários do condomínio.

4. Limpeza e Resíduos: O descarte correto do lixo evita mau cheiro e conflitos. Cuide para que restos de adereços festivos não fiquem espalhados por áreas comuns.

5. Áreas de Lazer: Ao alugar o salão de festas ou a churrasqueira, o morador deve garantir que a comemoração não invada ou prejudique a circulação em outras áreas do prédio.

“O bom senso é a palavra de ordem, mas as normas condominiais têm força de lei interna. O cumprimento dessas regras não apenas evita punições financeiras, mas garante a valorização do patrimônio e a harmonia social”, complementa a advogada especializada na área condominial e vice-presidente da AACEP.

Sobre a AACEP

A Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP) congrega 31 administradoras associadas, que representam mais de 2.700 condomínios no estado do Paraná e onde vivem cerca de 740 mil pessoas.

A AACEP tem sede na capital paranaense e membros filiados em Curitiba, Campo Largo, Londrina, Ponta Grossa, Colombo, Guarapuava, Francisco Beltrão, Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu. A entidade atua para levar informações, profissionalismo à gestão condominial e busca novas administradoras nas cidades de médio porte do Paraná.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 09, 2026 Demais

O que é o Mercado Livre de Energia e por que ele vem…

Fev 09, 2026 Demais

Floricultura ressignifica o Valentine's Day para que a…

Fev 09, 2026 Demais

Leilões judiciais ganham força no interior paulista e…

Fev 09, 2026 Demais

Barro Preto, São Pedro e Santa Efigênia são os bairros…

Fev 09, 2026 Demais

Especialista do Senac dá dicas de sobrevivência para o…

Fev 09, 2026 Demais

Tinta base água ganha espaço na impressão de embalagens…

Fev 09, 2026 Demais

Quais as chances dos brasileiros nas Olimpíadas de…

Fev 06, 2026 Demais

Visto americano: quatro dicas essenciais para conseguir…

Fev 06, 2026 Demais

Aluguel por temporada no Carnaval exige atenção…

Fev 06, 2026 Demais

Como acertar na maquiagem de carnaval

Fev 06, 2026 Demais

Do confete ao bar de drinks: Carnaval pode virar tema…

Fev 06, 2026 Demais

Acessórios de moda para o Carnaval 2026: 5 dicas de…

Fev 06, 2026 Demais

Azimut Yachts exporta 15% da produção e transforma a…

Fev 06, 2026 Demais

Carnaval 2026 aquece locações por temporada e advogado…

Fev 06, 2026 Demais

Saúde também entra no bloco: rede de clínicas reforça…

Fev 05, 2026 Demais

​Mais frescor, menos consumo: como acertar na escolha…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version