Transporte de caminhões pesados, médios e semipesados acreditam no desempenho melhor em 2026
Após um ano marcado pela queda nas vendas e juros elevados, setor projeta recuperação gradual com apoio de crédito e retomada da confiança do mercado
O último ano tem sido bastante desafiador para as transportadoras que realizam, por meios próprios, o transporte de caminhões pesados, médios e semipesados novos, em razão da queda na compra desses veículos. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado fechou 2025 com retração de 8,7%, totalizando 110.873 unidades negociadas, frente às 121.373 registradas em 2024.
Ainda de acordo com a Fenabrave, a menor demanda por caminhões extrapesados foi a principal responsável pelo resultado negativo, algo considerado atípico, já que essa categoria, historicamente, representa entre 45% e 50% dos licenciamentos.
Para Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas, transportadora especializada nesse tipo de operação há mais de 28 anos e localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o último ano exigiu adaptação e estratégia. “Foi um período bastante complexo para todos nós, pois empresas e autônomos que desejavam renovar suas frotas enfrentaram juros muito elevados, o que freou as vendas e, automaticamente, impactou nosso fluxo de trabalho. Diante disso, tivemos que buscar estratégias para superar esses gargalos”, relata o executivo.
Apesar do cenário adverso em 2025, lideranças do setor avaliam que 2026 tende a apresentar sinais mais positivos para o modal. A expectativa é de uma retomada gradual da confiança por parte das transportadoras e dos empresários do transporte, especialmente com a possível melhora nas condições de crédito e maior previsibilidade econômica.
“Acreditamos em um movimento de recuperação, ainda que moderado. Recentemente, o BNDES anunciou o programa Move Brasil, com R$ 10 bilhões em crédito a juros mais baixos para a compra de caminhões, o que pode facilitar a renovação de frota de muitas empresas e impulsionar a produção industrial. Em algum momento, essa renovação será inevitável, seja por questões operacionais, de eficiência ou até mesmo por exigências regulatórias”, analisa o CEO da ABC Cargas.
Outro fator relevante, além dos esforços governamentais para estimular a renovação da frota brasileira, é a realização da principal feira da América Latina voltada ao transporte rodoviário de cargas: a Fenatran.
O evento reúne montadoras de caminhões, fabricantes de implementos rodoviários e empresas de toda a cadeia do transporte, que apresentam novas soluções, tecnologias e tendências para o mercado, gerando um ambiente mais favorável à retomada das compras de veículos e equipamentos.
“Teremos diversas ações que devem impactar diretamente as decisões de lideranças e executivos do setor. A Fenatran, sem dúvida, tende a provocar um efeito positivo não apenas para as montadoras, mas também para as transportadoras especializadas no deslocamento desses veículos, como nós, da ABC Cargas”, afirma Danilo.
Com mais de 28 anos de atuação no transporte de caminhões por meios próprios, a ABC Cargas vem se preparando para esse possível novo ciclo. Segundo Guedes, a empresa tem investido em planejamento operacional, eficiência logística e qualificação de processos para estar pronta quando o mercado retomar um ritmo mais aquecido.
“Mesmo em um ano difícil, buscamos ajustar operações, otimizar recursos e manter um padrão elevado de serviço. Nosso foco sempre foi estar preparados para atender a indústria com segurança, agilidade e confiabilidade, independentemente do momento econômico”, ressalta.
Para o CEO, 2026 também exigirá atenção a fatores externos, como o cenário internacional, mudanças regulatórias e a evolução das pautas ambientais, que tendem a influenciar as decisões de compra e as estratégias das montadoras e transportadores.
“O setor de transporte vive um processo constante de transformação. Quem consegue antecipar tendências e se estruturar com antecedência sai na frente. Estamos cautelosamente otimistas, mas conscientes de que será um ano que exigirá gestão, estratégia e capacidade de adaptação”, conclui Danilo Guedes.
Sobre Danilo Guedes:
Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas, é formado em Gestão de Logística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Especializou-se em Design Thinking, Administração e Negócios pela Stanford University e participou do Advanced Management Program na IESE Business School de Barcelona. Participa ativamente das entidades de classe do setor e atualmente é vice-presidente de assuntos internacionais da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) e diretor da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário