Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Calor será desafio de longa duração na Porsche Cup Brasil em Portugal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cleber Bernuci
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Previsão no Algarve é de calor, o que traz desafio ao conjunto e aos freios (Rafael Gagliano/Porsche Cup Brasil) Previsão no Algarve é de calor, o que traz desafio ao conjunto e aos freios (Rafael Gagliano/Porsche Cup Brasil)

Com temperaturas acima dos 44 °C no asfalto e corridas repletas de disputas, sistema de freios demonstrou eficiência e resistência no circuito português

A Porsche Cup Brasil completou no último final de semana a quarta etapa do seu campeonato Sprint, em uma jornada especial no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, Portugal. Foi o retorno da categoria ao traçado português após 12 anos — agora com os modernos Porsche 911 GT3 Cup da geração 992 e, também, os modelos 991.2, que formam o grid da categoria Sprint Challenge.

Com a primeira metade da temporada Sprint encerrada, a categoria permanece no Algarve se preparando para dar início ao campeonato Endurance. Disputado em provas únicas de 300 quilômetros – à exceção da prova final, em Interlagos, que terá 500 -, o torneio de três etapas reúne duplas de pilotos e coloca na mesma pista os carros das duas gerações, exigindo não apenas velocidade, mas também estratégia, constância e resistência mecânica — especialmente do sistema de freios, que será ainda mais exigido ao longo das corridas longas.

Com 18 anos de parceria técnica com a Porsche Cup Brasil, a Fremax fornece os discos de freio da competição. Produzidos sob rígidos processos, os discos Fremax trazem tecnologias exclusivas, como as peças eslotadas com composição Carbon+, que oferecem excelente dissipação térmica, resistência, eficiência e consistência — características fundamentais para garantir performance e segurança ao longo dos 300 quilômetros de prova – cerca de 64 voltas.

A preparação para esse novo desafio ganhou ainda mais relevância após o desempenho consistente dos sistemas de freio nas corridas de Portimão. Sob temperaturas extremas — com 37 °C no ambiente e até 44 °C registrados no asfalto —, os discos da Fremax enfrentaram com eficiência as exigentes condições do circuito português, conhecido por curvas cegas, mudanças de elevação e zonas de frenagem intensa.

“A troca térmica do sistema de freio depende diretamente da temperatura do ar ambiente, que é o responsável por resfriar os componentes. Quando o ar está mais quente, essa dissipação de calor se torna menos eficiente, o que representa um desafio maior para manter o sistema operando dentro da faixa ideal de temperatura”, destaca Jaison Picoli, engenheiro de Processos da Fremax.

Os discos de freio que a Fremax entrega à Porsche Cup são capazes de suportar temperaturas superiores a 700 graus Celsius sem perder poder de frenagem. “Foi um dos finais de semana mais exigentes do ponto de vista térmico. As altas temperaturas, somadas ao traçado técnico de Portimão, demandaram muito do sistema de freios. Nossos discos tiveram performance consistente nas duas corridas, mostrando controle térmico e durabilidade mesmo nas freadas mais fortes”, afirma.

Um dos trechos mais críticos do circuito foi a curva 1, onde os carros atingem 266 km/h antes de reduzir para 136 km/h em apenas 167 metros. Situações como essa, que exigem alto nível de eficiência e confiabilidade dos freios, se repetem em diversas pistas do calendário e serão ainda mais impactantes nas provas de longa duração do Endurance.

As corridas em Portimão também foram marcadas por fortes disputas. No sábado (28), Marçal Muller venceu a prova da Carrera Cup, seguido por Christian Hahn e Miguel Paludo. Pela Challenge, a vitória foi de Caio Chaves, com Sadak Leite e Leonardo Hermann completando o pódio. No domingo (29), Miguel Mariotti triunfou na Carrera Cup, com Muller e Marcos Regadas em seguida completando o pódio. Chaves venceu novamente na Challenge, seguido por Gerson Campos — que largou da 20ª posição e protagonizou recuperação espetacular — e José Moura Neto.

Com o início da fase Endurance, a Porsche Cup Brasil eleva ainda mais o nível de exigência técnica e estratégica do campeonato, especialmente contando há 18 anos com a Fremax como parceira, reforçando seu compromisso com inovação, desempenho e segurança em um ano simbólico, que celebra os 20 anos da categoria.

A largada da prova de 300 quilômetros – ou 2h45 – será dada às 13 horas locais – 9h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube e também com flashes nos canais e plataformas da Band.

Sobre a FREMAX

Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Com envolvimento no esporte a motor desde 2004, a Fremax é a fornecedora oficial de discos de freio da Porsche Cup Brasil desde 2007 - a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

FRASLE MOBILITY

A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar