Seu carro está gastando mais? NTK explica porquê pode ser culpa do sensor MAP
Dificuldade na partida, luz de injeção acesa e funcionamento irregular são alguns indícios de que esse sensor pode estar comprometido
Os sensores MAP são fundamentais para o funcionamento do motor. O componente age medindo a pressão absoluta dentro do coletor de admissão e, em alguns casos, também a temperatura do ar, informações fundamentais para que a central de injeção calcule corretamente a quantidade de ar que entra no motor e, consequentemente, a massa de combustível que será injetada.
Quando o sensor MAP apresenta falhas, o cálculo da massa de ar que entra no motor pode ser comprometido, resultando em uma mistura ar-combustível inadequada - seja ela pobre (causando falhas, superaquecimento e até danos ao motor), ou rica (aumentando o consumo e as emissões). A NTK, marca da Niterra, multinacional japonesa também responsável pela NGK e referência global em componentes para sistemas de ignição, destaca os principais sinais de que esse sensor precisa ser verificado, ajudando os motoristas a identificar o momento certo de procurar um mecânico.
- Aumento no consumo de combustível: quando o sensor MAP fornece uma leitura incorreta, o cálculo da mistura ar-combustível pode ser comprometido, levando à injeção excessiva de combustível. Isso resulta em maior consumo e, a longo prazo, maior custo para o motorista.
- Maior emissão de poluentes: um sensor com defeito pode causar mistura rica (excesso de combustível) ou pobre (falta de combustível), ambas prejudiciais ao meio ambiente. Isso eleva os níveis de emissões e pode comprometer o funcionamento do catalisador.
- Dificuldade na partida: falhas no sensor MAP podem causar dificuldades ao dar partida, especialmente com o motor frio. Isso acontece porque a central de injeção não consegue ajustar corretamente a quantidade de combustível necessária para o arranque.
- Funcionamento irregular do motor: em situações mais graves, o motor pode apresentar instabilidade, falhas na aceleração e perda de potência. Isso compromete diretamente a dirigibilidade e pode colocar em risco a segurança do condutor.
- Luz de injeção acesa no painel: a maioria dos sistemas de injeção modernos possui diagnóstico eletrônico. Quando o sensor MAP apresenta leituras incoerentes, a central pode acionar a luz de advertência no painel. Esse é um alerta importante para que o motorista procure um mecânico de confiança o quanto antes.
Diagnóstico preciso é fundamental
Apesar dos sintomas, falhas semelhantes também podem ser causadas por outros sensores do sistema, como o sensor de rotação, o TPS (posição da borboleta), a sonda lambda ou até o sensor de temperatura do motor. Por isso, é essencial levar o veículo a uma oficina especializada, onde testes específicos podem confirmar o diagnóstico.
“Se o seu carro apresentar qualquer um dos sinais mencionados, não ignore. Falhas no sensor MAP não só aumentam o consumo e as emissões, como podem comprometer a segurança e causar danos ao motor. Ao menor sinal de anormalidade, procure uma oficina especializada”, aconselha Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra
Quando for necessário substituir a peça, a NTK oferece sensores MAP de alta qualidade para o mercado de reposição. A troca dos sensores é fácil, mas é fundamental verificar se há entradas de ar falso, o que podem comprometer a leitura correta do sensor. A marca indica utilizar o sensor recomendado pelo fabricante, para evitar erros de aplicação ou danos ao sistema. Além dos sensores MAP a NTK oferece uma ampla gama de sensores para a correta manutenção dos veículos, além de possuir um atendimento técnico, através do seu SAC, para auxiliar o mecânico no correto diagnóstico do veículo.
Sobre a Niterra
A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd. Fundada em 1936, em Nagoia, no Japão, é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 65 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra – a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade, Medicina, Meio Ambiente & Energia, Comunicações, e Agronegócio. As marcas NGK e NTK (componentes automotivos) foram mantidas para ambos os negócios.
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